terça-feira, 22 de abril de 2014

Pobreza Franciscana

O FC Porto confirmou matematicamente o terceiro lugar e a presença no play-off de acesso à Fase de Grupos da Liga dos Campeões ao receber e vencer o Rio Ave por 2 x 0, em partida a contar para antepenúltima jornada da Liga Zon Sagres.
Com 17 509 espectadores nas bancadas do Estádio do Dragão, naquela que foi a segunda pior assistência da época, FC Porto e Rio Ave estiveram longe de proporcionar um bom espectáculo de futebol, mas o facto de já terem praticamente resolvida a situação na tabela classificativa fazia adivinhar algo do género que aconteceu.
Numa partida que teve quase sempre um ritmo baixo, os golos do FC Porto apenas surgiram na segunda parte, com Jackson Martínez a inaugurar o marcador de grande penalidade, Herrera a ampliar a vantagem e Danilo, com a ajuda de um jogador do Rio Ave, a fazer o 3 x 0 final.
Nos lances dos dois primeiros golos houve participação activa de Quintero, que jogou toda a segunda parte e voltou a reclamar mais minutos de jogo. Já o Rio Ave não merecia ter perdido por uma diferença tão grande.
O Estádio do Dragão teve pouca gente para assistir ao FC Porto x Rio Ave e a verdade é que o jogo esteve longe de ser interessante. Durante os primeiros 45 minutos, a qualidade do futebol praticado não foi bom e por isso foram poucas as vezes que as duas equipas estiveram perto de marcar.
Os Azuis e Brancos jogaram quase sempre a um ritmo baixo e o Rio Ave, depois de uma entrada atrevida em campo, acabou por encaixar no jogo do FC Porto e não fez nada para que o jogo tivesse mais vida, embora na teoria não tivesse que ser os comandados de Nuno Espírito Santo a ter essa iniciativa.
Ao longo do primeiro tempo, foram três as vezes em que o FC Porto esteve perto de inaugurar o marcador. Primeiro foi Herrera a obrigar Ederson a uma boa defesa ao rematar rasteiro e logo a seguir foi a vez de Mangala, de cabeça, a fazer com que o guarda-redes mostrasse ter bons reflexos, pois a defesa ao cabeceamento do Francês foi feita por instinto.
A última grande situação para marcar por parte dos Dragões foi da autoria de Ricardo, que rematou com força para defesa de Ederson. Pelo meio destas oportunidades do FC Porto, o Rio Ave esteve perto de facturar por intermédio de Tarantini, mas o remate do capitão de equipa saiu ao lado da baliza à guarda de Fabiano.
Ao contrário da primeira parte, o FC Porto entrou bem na segunda parte e não precisou de muito tempo para se aproximar com perigo da baliza do Rio Ave. Logo nos primeiros segundos, Danilo obrigou Ederson a uma defesa a dois tempos após um remate forte.
Os Dragões mantinham a posse de bola e, embora sempre a um ritmo baixo, tentavam levar a melhor sobre a defesa organizada do Rio Ave que, no entanto, não dava mostras de ceder. Já no ataque, os homens de Vila do Conde raramente conseguiam colocar o sector mais recuado do FC Porto em sentido, excepção feita ao minuto 58, quando Tarantini cabeceou com perigo após surgir sem marcação na área.
Porém, dois minutos depois, Marcelo teve uma entrada imprudente sobre Jackson Martínez e carregou em falta o avançado Colombiano dentro da área, quando este tentava recepcionar um passe de Quintero, que tinha entrado ao intervalo. O árbitro Nuno Almeida de pronto assinalou grande penalidade e Jackson Martínez não desperdiçou a oportunidade de inaugurar o marcador, fazendo o 1 x 0 e reforçando o estatuto de melhor marcador do Campeonato.
Quintero foi inteligente na forma como descobriu e conseguiu colocar a bola em Jackson Martínez e voltou a mostrar a excelente visão de jogo aos 72 minutos, altura em que voltou a colocar a bola pelo ar na área do Rio Ave, onde apareceu Herrera a dominar de peito e de cabeça a fazer o 2 x 0. Contudo, o resultado final de 3 x 0 apenas foi estabelecido no último lance do jogo, com Danilo de livre e com a ajuda da barreira a bater Ederson e a tornar o resultado demasiado pesado para o Rio Ave.
 
Retirado de zerozero
 
Melhor em Campo: Juan Quintero

Sem comentários: