quinta-feira, 4 de junho de 2015

Futebol Clube do Porto 2014/15 (I)

Para arranque deste tópico que com toda certeza se irá estender por vários capítulos, eis que escolho como tema a desmistificação de um mito que foi muito bem explorado pelos meios de Comunicação Social anti FC Porto e que tem servido como arma de arremesso, vezes sem conta, pelos anti Lopetegui.
 
Já ando nisto do futebol há uns largos anos e como tal sinto que estou perfeitamente à vontade para poder dizer que no início de cada Temporada não existem planteis de luxo e perfeitos. O plantel perfeito e7ou de luxo é aquele que chega ao final da época com os seus objectivos cumpridos e/ou que tenha superado as expectativas. Este é um ponto que me parece estar mais do que bem assente e assimilado pro todo os que estejam de Boa-fé na análise á última Temporada do Futebol Clube do Porto.
zerozero
Para além do que já aqui expus, há que dizer que o Plantel Portista contava nas suas fileiras com 4 Jogadores emprestados (Casemiro, Oliver Torres, Tello e José Campaña). Ora não é de esperar que um Atleta emprestado esteja na equipa a 100%. O normal é o Jogador emprestado estar de corpo no Clube e de cabeça na “casa mãe” até porque o Campeonato de onde veio tem um outro estatuto que a Liga Portuguesa não tem (falo aqui, obviamente, do Campeonato Espanhol).
 
Presumo que a meio desta exposição há tenha ficado entendido por todos que, ao contrário do que se disse vezes sem conta no início da época em jeito de pressão, o plantel não era o melhor dos últimos não sei quantos anos.
 
Mas a coisa não se fica por aqui. É que já no arranque da pré-época 2014/15 tivemos o estranho “desaparecimento” de um Atleta que traria um certo equilíbrio ao Plantel. Falo de Opare que deu mais que falar pelos piores motivos do que pela sua qualidade como Futebolista. Julen Lopetegui tentou construir uma equipa onde haveria dois Atletas para cada posição, mas como o súbito desaparecimento do Ganês teve de recorrer à “emenda” Ricardo Pereira, desfalcando desta forma o plantel de um Extremo. Ricardo Pereira seria, à partida, o suplente natural de Quaresma, só que de repente o suplente de Quaresma passaria a ser ele mesmo. Não foi por mero caso que os Dragões contrataram Hernâni no “Mercado de Inverno”. Ora, na minha opinião, tal problema não se colocaria nunca num plantel dito de “luxo”.
Contudo é verdade que os empréstimos e “montagem” do plantel foram, ao que tudo indicia, da inteira responsabilidade de Julen Lopetegui, pelo que, segundo este prisma, podemos apontar o dedo ao Basco que não soube tirar o máximo proveito das suas escolhas (Ádrian López, José Campaña e José Ángel são disto um bom exemplo), mas também é preciso colocar-se em cima da mesa o facto de o Basco ter melhorado alguns dos seus escolhidos tal como sucedeu com Casemiro que até rendeu uns bons trocos aos Dragões.
 
Ainda dentro da desmistificação do mito do plantel de luxo há aqui que dizer que Julen teve de lidar com Atletas problemáticos que só dão o seu melhor quando “Rei faz anos” não obstante o Treinador ter insistido na sua utilização. Quintero é um destes maus exemplos e também podemos colocar neste lote Ricardo Quaresma que agora lhe deu para outras “artes”. E que dizer de Reyes que ´um tremendo flop que nem com três Treinadores diferentes conseguiu melhorar alguma coisa?
 
E nem vou aqui levantar a questão das lesões que surgem sempre em qualquer equipa e em qualquer altura da época, forçando o Treinador a ter de recorrer a adaptações que tem de “encaixar à pressão” num sistema que vai sendo trabalhado ao longo das competições em que o Clube participou?
Portanto; resumido e concluindo, tendo em consideração o Plantel que Julen teve à sua disposição, e sendo realistas, o Homem até que fez muito. Poderia ter feito mais? Sim poderia, mas não foi pelo Plantel que o Futebol Clube do Porto acabou a zero no final da Temporada 2014/15.

4 comentários:

Jorge Vassalo disse...

Bravo! 100% de acordo!

Uma ultima achega:

No ultimo R&C, vem lá descriminado os 46M de contratações. Acontece que Adrián será, em principio, vendido pelo mesmo preço. Serão portanto 35 contra 50.6 M do benfas.

Como diz o Pedro, e bem, essa história do "plantel de luxo" era um mito.

Abraço Azul e Branco,

Jorge Vassalo | Porto Universal

Pedro Silva disse...

@ Jorge Vassalo

É nestas pequenas grandes diferenças que s vê a competência do nosso Futebol Clube do Porto. Errou e agora corrige o erro da melhor maneira possível. Isto não é para todos e lamento que a maioria dos Portistas não valorize tal postura!

Aquele abraço!!!

Carrela disse...

Só não concordo com Ángel, que na minha opinião mostrou valor sempre que foi chamado.
Foi pouco utilizado, como Alex também foi quando por cá andava A.Pereira.

Pedro Silva disse...

@ Carrela

Vejo no Ángel muito potencial, só que me parece que o Espanhol começou bem a época mas ao longo do tempo acabou por piorar. Nos últimos tempos parecia que não estava disposto a lutar pelo lugar de Alex.

Mas acredito que o Jogador venha a melhorar, até porque é como diz o moço jogou pouco. Vamos a ver.

Aquele abraço!!!