sexta-feira, 31 de julho de 2015

O real cerne da questão

Nos últimos dias tenho lido e ouvido muitas opiniões sobre o actual estado do Futebol Clube do Porto. Entre estas opiniões existem dois assuntos onde o universo Azul e Branco têm centrado a sua atenção quase na sua totalidade (senão mesmo na totalidade). São eles: a contratação de um médio criativo e a contratação de um ponta de lança.
 
Ora na minha perspectiva a maioria dos Portistas está completamente a lés do real problema que parece não querer deixar o Futebol Clube do Porto de Lopetegui: a posse pela posse.
 
Não sei se quem opina (tem direito de o fazer) tem seguido os jogos de preparação do FC Porto versão 2014/15, mas penso que o Clube pode contratar Oliver, Lucas Lima, Osvaldo e outro qualquer de craveira internacional que de nada adiantará enquanto Julen insistir na batida tecla da equipa jogar sempre em posse seja em que situação de jogo for, com tabelas até se entrar com a bola pela baliza adentro e excessiva lateralização do jogo atacante da equipa.
 
Não sou contra o facto de a equipa adoptar um sistema de posse de bola, mas os exageros nunca fizeram bem a ninguém e não me parece que estar sempre a insistir numa fórmula que o FC Barcelona já não aposta e que ao Bayern de Guardiola apenas lhe tem dado para vencer a nível interno não me parece, de forma alguma, a melhor das soluções.
 
Esta teimosia de Julen poderá não nos levar a lado algum. Contrate-se quem quiser que o problema se irá manter enquanto o nosso Basco não perceber que de nada serve andar a passear a bola de um lado para o outro sem progressão, desmarcações rápidas e alguma velocidade.
 
Vamos a ver o que vai suceder ante o Valencia de Espanha, mas será de bom-tom que se comece a pensar em outra forma de estar em campo porque o Campeonato está quase ali ao virar da esquina.
 
Uma nota final para os mais desatentos; o que aqui disse não é mais do que a minha visão sobre o actual estado do FC Porto. Nada tenho contra Julen Lopetegui (que é até uma pessoa que aprendi a admirar), mas quando achamos que algo está mal não devemos encolher os ombros e assobiar para o lado só porque um certo grupo de pessoas acha que não se pode dizer ao Treinador aquilo que achamos que este está a fazer mal.

8 comentários:

Lápis Azul e Branco disse...

Esse é precisamente o ponto fulcral que me leva a não gostar do futebol de Lopetegui. Já o escrevi, eu não entendo qual o objectivo de jogo da equipa, pela forma como jogam. Querem ter a bola para quê, se depois não têm um (vários) plano(s) para fazer golo?

Uma grande quantidade dos golos que marcamos na época passada resultaram de combinações entre 2/3 jogadores pelo seu próprio mérito e talento ou de lances individuais ou de erros defensivos. Golos em que se percebesse que resultam do treino foram poucos, muito poucos...

E é por isso mesmo que discordo em relação aos dois "reforços": são mesmo essenciais, se tiverem a qualidade que deles esperamos, para suprir essa dificuldade em construir com nexo e eficácia.

Do Porto com Amor,

LAeB

Pedro Mota disse...

Eu concordo com a essência do texto, acho que temos neste momento plantel suficiente para sermos campeões, no entanto um PL faz nos falta. Temos Abouba e o menino André, se há uma lesão falta gente,logo é fundamental reforçar o ataque.
O médio criativo,que será L.Lima, será um aumento de qualidade no plantel e dará mais alternativos para se variar sistema e táctica.
Por muito bom ou mau que sja o treinador ,quanto melhor for o plantel mais facilmente seremos campeões, e este ano temos que o ser,logo como se costuma dizer" não nos pode faltar nada".
Concluindo, o PL é fundamental, o criativo não sendo fundamental será util.
Para terminar, Lopetegui não me convenceu ainda, ainda não me provou ser treinador para o Porto,mas é com ele que vamos até ao fim que lhe sejam dadas todas a condições para triunfar e assim não haverá desculpas.

Joao Goncalves disse...

Caro Pedro Silva,

É exactamente por isso que o Universo Portista está sedento (não por o PL que é necessário, mas para complemento de Aboubakar, pois se esse não pode é um problema) mas essencialmente de um Lucas Lima, pois temos um meio-campo de combate e uns alas que até são voluntarioso e sabem defender mas para criar seja lá o que for temos 1 jogador... Brahimi... o resto é tudo gente de combate e recuperação de bola.

Oliver, Lamela e Lucas Lima são exactamente aquilo que nenhum dos outros médios e alas tem... jogadores criativos que fazem com que os espaços ganhos a circular a bola, sejam rapidamente verticalizados e assim se aproveite para criar desequilíbrios e oportunidades.

Quintero tem os pezinhos para isso mas não lhe apetece é correr para defender posicionalmente e a partir de certo ponto, (50/60m) não lhe apetece correr de todo.

Anónimo disse...

Se depende-se de mim, nunca o Sr Lopetegui entraria no FCPorto.
Mas pensando melhor, eu acho que ninguém quer, que o referido senhor tenha um álibi, para dizer no final da época, que foram as críticas de alguns portistas que deram cabo do seu prestimoso trabalho. Assim e por muito que nos custe, é não dizer nada e deixar correr o marfim.

Luís (O do Sérgio Conceição)

Felisberto disse...

Atenção, enquanto Lopetegui for treinador do FC PORTO terá sempre o meu apoio, mas isso não significa que seja fã dele. Aliás tipicamente portuga, nunca fui fã de treinadores, excepto Pedroto e Bobby Robson. Acho-os até ás vezes um bocados "estorvas" - há treinadores que reconhecem isso, caramba! Ou porque fazem de um bom extremo um lateral mediocre, ou porque fazem de um futebol acutilante, um futebol mastigado, aborrecido e demasiado... previsivel.
Sim o sistema de Lopetegui é previsivel até ao tutano.
Mas espero que o homem tenha sorte, pois a sorte dele é a nossa felicidade.

P.S. para quem fala em posse. Posse era no tempo de Pedroto quando lhe perguntavam como anular o adversário. Pedroto respondia invariavelmente sempre da mesma forma: Tendo bola!!! Sem bola o adversário não pode jogar!!! E quando ativer há que a recuperar imediatamente!!!
Mas pelos vistos as "posses" hoje em dia são diferentes...

Anónimo disse...

Contrate-se quem quiser que o problema se irá manter enquanto o nosso Basco não perceber que de nada serve andar a passear a bola de um lado para o outro sem progressão, desmarcações rápidas e alguma velocidade. Até pode vir o Messi que com este treinador, o futebol não passa disto.

Pedro Silva disse...

Caríssimos não nego a possibilidade e necessidade de se contratar um outro ponta de lança/médio.

O que eu acho, e passo a citar o anónimo, é que "Contrate-se quem quiser que o problema se irá manter enquanto o nosso Basco não perceber que de nada serve andar a passear a bola de um lado para o outro sem progressão, desmarcações rápidas e alguma velocidade. Até pode vir o Messi que com este treinador, o futebol não passa disto."

E aí que pretendo chegar... Há que mudar a maneira de estar nos jogos porque está provado que isto de andar com a bola para trás e para os lados não ganha jogos.

Obrigado a todos pelos constritivos comentários! É sempre um prazer ler a vossa opinião!

Luís Miguel Cruz Pereira disse...

Boa tarde a todos. Desejo muita a sorte ao nosso mister. Vamos Julen estamos contigo.