sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Grupo G

O sorteio da UEFA Champions League colocou no caminho do FC Porto três campeões dos respectivos países: os ingleses do Chelsea, os ucranianos do Dinamo Kiev e os israelitas do Maccabi Tel-Aviv. São estes os adversários dos Dragões, um dos recordistas de presenças na prova, no Grupo G, segundo o sorteio realizado esta quinta-feira no Mónaco, que ditou ainda que a equipa de Julen Lopetegui começa a participação na competição em Kiev, a 16 de Setembro, e terminam em Londres, a 9 de Dezembro.
 
Seis anos depois, o reencontro com o Chelsea, actual campeão inglês, treinado por José Mourinho, técnico que levou o FC Porto à conquista da Champions em 2004. O último duelo com o actual 10.º classificado da Premier League, remonta, assim, a 2009/10, época em que as duas equipas se cruzaram no Grupo D da Liga dos Campeões, tendo os blues de Londres vencido os dois jogos, ambos por 1-0.
 
O Dínamo Kiev, clube onde jogam os portugueses Antunes e Miguel Veloso e que é treinado por Serghei Rebrov, é outro velho conhecido dos azuis e brancos. O actual líder da Liga Ucraniana, que já leva cinco jornadas disputadas, já mediu forças com o FC Porto por seis vezes na mais importante prova de clubes europeus, sendo o histórico claramente favorável aos azuis e brancos: cinco vitórias e apenas uma derrota.
 
Por sua vez, o Maccabi Tel-Aviv, tricampeão israelita, é um adversário que os portistas nunca encontraram nos palcos europeus. A equipa é treinada pelo sérvio Slavisa Jokanovic e participou pela primeira e única vez na fase de grupos em 2004/05, tendo sido o segundo clube do país a disputar a competição.
 
Calendário do FC Porto no Grupo G da Champions League 
 
1.ª jornada (16 de Setembro): Dínamo Kiev-FC Porto 
2.ª jornada (29 de Setembro): FC Porto-Chelsea
3.ª jornada (20 de Outubro): FC Porto-Maccabi Tel-Aviv
4.ª jornada (4 de Novembro): Maccabi Tel-Aviv-FC Porto
5.º jornada (24 de Novembro): FC Porto-Dínamo Kiev
6.ª jornada (9 de Dezembro): Chelsea-FC Porto
 
 
Não quero alongar-me muito no comentário ao sorteio da Liga dos Campeões porque sorteio é sorteio e há que jogar com todos. Mantenho é a minha tese de que não existem jogos fáceis, As equipas é que facilitam/dificultam as suas partidas pelo que a prioridade dos Azuis e Brancos é a de não complicar os seus jogos de Champions (seja quem for o adversário).
 
Ao contrário de muito boa gente eu não afirmo que existe obrigação alguma dos Dragões de passarem á fase seguinte da prova: Assim como também não quero de forma alguma afirmar que as equipas de Julen e Mourinho passam com facilidade este Grupo G. Pelo contrário! Digo antes que o apuramento Portista terá de ser construído com muito esforço jogo a jogo porque estes jogos da Champions são uma história completamente diferente dos jogos das Ligas “caseiras”.
 
Vamos a ver o que vai isto dar se bem que me pareça que a chave do apuramento está no não perder pontos na Ucrânia e Israel. E já agora será de bom-tom que os Dragões não deixem a decisão do seu apuramento para o último jogo pois José Mourinho é um bom rapaz e até deu muito ao Futebol Clube do Porto, mas este não faz favores a ninguém (para além de que os ares de Inglaterra fazem mal ao Dragão).

1 comentário:

Anónimo disse...

Uma vez mais vamos levar com o palerm@, que é o anim@l que disse que vir ao Porto era o mesmo que ir a Palermo. Ao FCPorto só interessa os oitavos de final.

Luís (O do Sérgio Conceição)