terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Pensamento da Semana: Uma mentira contada muitas vezes não se torna verdade

Confesso que há já muito tempo - mas muito tempo mesmo - que passo ao lado de muita coisa que a Comunicação Social Desportiva diz e escreve. É raro ouvir comentadores de futebol porque seio que, à partida, ouvi-los é pura perca de tempo porque estes mudam de opinião como quem muda de cuecas e porque estes tem mais interesse em defender a sua camisola do que em falar sobre futebol.

Contudo a minha paciência tem limites. E é me de todo impossível ficar quieto e calado quando até a Comunicação Social dita generalista começa a contar uma mentira vezes sem conta para que a dita se torne verdade. 

Vem isto a respeito da grande penalidade a favor do Futebol Clube do Porto no jogo do passado domingo. 

E não, não me interessa absolutamente nada o que dizem sobre a legalidade/ilegalidade do lance porque isto é uma “pescadinha de rabo na boca”. 

O que realmente me tem incomodado é ouvir e ler muita gente que defende a peregrina ideia de Miguel Leal, treinador do Moreirense FC, de que o FC Porto “virou o jogo” a seu favor após a grande penalidade que Layún converteu. Isto porque eu estive no Dragão e vi perfeitamente que o Moreirense não perdeu força alguma após a marcação da dita. Muito pelo contrário! Inclusive na segunda parte os Cônegos estiveram quase a marcar o 3.º golo não tivesse Iker Casillas feito duas defesas extraordinárias. 

E quem tiver dúvidas sobre o que digo pode sempre ver aqui o resumo da partida. 

Eu bem sei que uma grande franja da nossa Comunicação Social quer servir um determinado público alimentando as patetices de um certo indivíduo que fala grosso lá para os lados da capital, mas metam uma coisa nesta vossa cabeça: uma mentira contada muitas vezes não se torna verdade!

2 comentários:

Anónimo disse...

Uma mentira contada muitas vezes, torna-se mesmo verdade.

Foi assim com o apito dourado, foi assim com os túneis e eles sabem que a fórmula dá mesmo resultado. Até na politica e nos "comentadores economistas" que azar do caraças, estão sempre enganados.

Engole quem quer. Também estive no Dragão e o lance sobre o Maxi, é mesmo penalti.

jorgemrm disse...


Caro Pedro Silva,
Subscrevo totalmente o seu artigo. Permita-me que acrescente mais alguma coisa. Os anos que já levo nesta vida permitiram-me ler jornais ainda no tempo da outra senhora e a conclusão que tiro é que em matéria de comunicação social( e não só desportiva) estamos parecidos aos tempos da censura. Na minha opinião a diferença é esta: o anterior regime usava a censura prévia para controlar o que a Comunicação social divulgava, hoje o regime centralista ( quase me atrevia a escrever colonialista ) compra os pseudos "jornalistas" para promoverem o regime ao mesmo tempo que achincalham aqueles que se recusam a ser submissos. Infelizmente o que temos é uma comunicação social vendida aos senhores do regime Salazarista, perdão, Centralista.
As melhores saudações portistas .
Jorge Monteiro