terça-feira, 19 de abril de 2016

Nem Tudo São Rosas

Não vou aqui exortar as potencialidades de Pinto de Costa nem o que fez de bom por todos nós. Nós os Portistas. Não me interessa se são sócios, adeptos, simpatizantes, admiradores ou outros sinónimos que lhes queiram chamar. PORTISTAS! 1.899 Associados votaram nele. Não sei por onde andaram os 10.000 “promotores da candidatura” nem os 60.000 sócios pagantes (a acreditar no número anunciado aquando da última renumeração).
 
Há muitos anos éramos “andrades”, agora somos “dragões”. Uns mais do que outros. Pinto da Costa fez o que nenhum presidente de nenhum clube do mundo conseguiu. Modelou à sua maneira o clube de bairro que passou a potência futebolística mundial. Nada disso está em causa. O que se questiona é o que se deve fazer quando as coisas deixam de correr bem por algum tempo. Mudança é o imperativo usado. Nada melhor do que umas eleições para isso. Democráticas, à vista de todos, nada de truques na manga, nem proibições de votos à distância. 
 
Vou colocar aqui uns quadros para recordar que os últimos anos não foram assim tão bons quanto isso. Nem me refiro “apenas” ao desempenho desportivo mas junto-lhe o aspeto financeiro que considero preocupante. Bem sei que para a esmagadora maioria dos Portistas é coisa de somenos. São portistas do futebol não são das finanças. Dizem eles que “isso é para quem sabe e de somenos importância”. Ouvi um prestigiado portista dizer neste Domingo que “se a Sad precisar de dinheiro vai buscá-lo com facilidade”! Como se depois não tivesse que o pagar. A SAD é do Clube, logo também da responsabilidade de Pinto da Costa. Repare-se na diferença projetada no Orçamento de 2014/2015 entre Proveitos e Custos.
Sim. Já sei que faltam os “Proveitos Extraordinários” a Conta que representa as transferências de jogadores, e que a Sad, como entreposto que tem sido, pensa que vai conseguir fazer todos os anos. Imaginem que as vendas falham no todo ou em parte, nunca esquecendo que mesmo que se façam boas transferências precisamos de substituir os atletas por outros de melhor, ou pelo menos igual, valia. Ou seja: o que a Sad devia prudentemente orçamentar eram os Proveitos normais, em contraponto com os Custos esperados. Infelizmente é política da sociedade “contar com o ovo no cú da galinha”.
Ou se preferirmos ver os números em forma de gráfico
CLICAR PARA AMPLIAR
 
Facilmente se pode ver que mantendo quase sempre o mesmo valor do plantel (coluna castanha), as responsabilidades (coluna vermelha) sobem todos os anos. O argumento do presidente é que “o Ativo (coluna verde) é maior do que o Passivo”. Contabilisticamente é verdade. Mas isto graças a uma habilidade no último ano com a emissão de Ações quando da passagem de parte do Estádio para a SAD. Acresce que os Ativos dos clubes de futebol não são vendáveis (pavilhões, campos de treino, academias, estádios, etc.). Além disso considero mesmo que o valor do nosso plantel (preço de custo) está sobreavaliado.
 
Se verificarmos a coluna amarela verificamos que nos Resultados Líquidos dos últimos anos tivemos prejuízos em dois (e esta época acontecerá o mesmo) com forte impacto na inobservância do Fair Play Financeiro, com as consequências que já se fizeram sentir noutros clubes europeus. 
 
Se a ausência de listas adversárias neste Domingo não é culpa do presidente a sua reeleição é “culpa” de todos. Sempre foi assim gritam alguns. E agora? Esperar pelas próximas ou começar a trabalhar para, quando for necessário, alterar a situação? Desculpem lá mas eu sou Portista. Afinal continuamos Portistas não?
 
Até à próxima

2 comentários:

Anónimo disse...

O homem foi ontem eleito com 80% dos votantes e já querem trabalhar no "fora Dilma"?
Importem uns brasileiros cujos heróis são os coroneis, tragam também uns jagunços engravatados que falem ao microfone e façam aquele espectáculo degradante de ontem no Brasil no estádio do Dragão.
Isso é que é ser portista?

JOSE LIMA disse...

Ser Portista é estar atento às coisas boas e más. Nunca silenciar as más. Cumprimentos