segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Sofrer, marcar e adormecer

Os jogadores do FC Porto presentearam Pinto da Costa, que frente ao Estoril chegou ao milésimo jogo enquanto Presidente dos Dragões, com a subida à liderança partilhada com o Benfica após vencerem o Estoril por 1 x 2.
Pela terceira vez esta Temporada, os Azuis e Brancos estiveram em situação de desvantagem no marcador, algo que já tinha acontecido frente ao Olhanense e Rio Ave, mas no Estádio António Coimbra da Mota souberam dar a volta à situação e voltaram a colar-se ao Benfica no primeiro lugar. 
Steven Vitória, aos dez minutos, inaugurou o marcador e deu vantagem aos Canarinhos, mas na segunda parte, em apenas três minutos, os Bicampeões Nacionais deram a volta ao resultado, com golos de Silvestre Varela e do inevitável Jackson Martínez, que já tinha estado em evidência ao assistir o internacional Português para o tento do empate.
Jackson Martínez, que a par de Éder, do SC Braga, é o melhor marcador do Campeonato, até já ganha nas comparações com o compatriota Radamel Falcao, pelo menos no que diz respeito aos números dos primeiros dez jogos com a camisola do FC Porto.
"Cha cha cha" apontou nove golos numa dezena de encontros oficiais, batendo a marca do actual goleador do Atlético de Madrid, que tinha somado apenas oito nas suas primeiras dez partidas como jogador do FC Porto. Jackson Martínez começa já é, sem dúvida, um caso de sucesso no ataque Portista após uma temporada em que os adeptos tanto reclamaram pela ausência de um ponta de lança eficaz.
Os primeiros 45 minutos foram bastante disputados e com várias ocasiões de golo, mas só uma equipa teve o mérito de introduzir a bola dentro da baliza e essa foi o Estoril. Aos dez minutos, Steven Vitória, com a baliza escancarada após a bola ter batido no poste, não desperdiçou a oportunidade de colocar os Canarinhos em vantagem.
O defesa goleador dos Canarinhos, curiosamente formado no FC Porto, bateu Helton e com isso colocou o Estoril em vantagem no marcador até ao intervalo, de nada valendo as intenções dos Azuis e Brancos em bater Vagner.
Primeiro, ainda antes do golo de Steven Vitória, Silvestre Varela, com um cruzamento-remate, enviou a bola à barra e depois, já com os Bicampeões Nacional em desvantagem, foi a vez de Jackson Martínez ver Bruno Andrade, com um grande corte, evitar o golo do empate.
Não marcou o Colombiano mas pouco tempo depois o atacante assistiu Otamendi para aquele que seria o golo empate. No entanto, aos 23 minutos, o defesa do FC Porto, com a baliza aberta, teve pontaria a mais e rematou ao poste para desespero de Vítor Pereira, que se preparava para festejar o golo.
Entre este conjunto de iniciativas Portistas, o Estoril assustou Helton por mais uma vez, com Licá, sem oposição dentro da área, a cabecear ao lado.
Em vantagem no reinício da partida, o Estoril foi a primeira equipa a dar sinal de perigo, com Jefferson, de livre, a obrigar Helton a uma defesa segura após a bola ter sofrido um desvio num jogador do FC Porto.
No entanto, esse lance logo ao início da segunda parte foi dos poucos em que os Canarinhos se conseguiram aproximar da área Azul e Branca. Todo o restante tempo foi praticamente disputado dentro do meio campo defensivo do Estoril e com a bola a passar entre os jogadores do FC Porto.
Com o jogo praticamente de sentido único, parecia uma questão de tempo até os Dragões chegarem à igualdade, algo que aconteceu aos 57 minutos com um cabeceamento de Silvestre Varela, após excelente trabalho de Jackson Martínez que assistiu o internacional Português.
Ainda os adeptos do FC Porto estavam entusiasmados com o golo do empate e já Jackson Martínez fazia o 2 x 1, dando, de cabeça, o melhor seguimento à bola após livre apontado por João Moutinho.
Pela primeira vez no encontro o FC Porto estava na frente do marcador e a vantagem só não foi ampliada pouco depois porque Jackson Martínez, com a baliza aberta e já preparado para festejar o bis, cabeceou por cima.
 
Retirado de zerozero
 
Melhor em Campo: Jackson Martinez

1 comentário:

Rui Anjos (Dragaopentacampeao) disse...

Vira o disco e toca o mesmo, que é como quem diz, mais um jogo com duas faces.

Parece-me que os atletas têm consciência que não são capazes de aguentar a carga de jogos a que o calendário os submete, com a mesma disponibilidade física e mental.

Eu até posso entender que se queiram resguardar de excessos, mas já não compreendo a forma. Acho que têm uma abordagem errada.

Primeiro deviam trabalhar incansavelmente para construir um resultado seguro e confortável,para depois sim, procurarem uma toada mais repousada, capaz de lhes permitir descansar controladamente.

Fizeram precisamente o contrário, ainda por cima consentindo um golo perfeitamente evitável, que os obrigou a correrem e a lutarem mais do que provavelmente estariam à espera.

Apesar de tudo, vitória justa, que premeia a longevidade de Pinto da Costa como o Presidente mais ganhador do Mundo. Parabéns também para o avançado colombiano que vai marcando golos importantes e se vai afirmando como o único goleador de jeito do plantel.

Um abraço