domingo, 28 de julho de 2013

Olhar os Rivais: SC Braga

Visto (dentro dos possíveis dado que os Jogadores ainda são mais que muitos) que está o Sport Lisboa e Benfica eis que vamos descer uma posição na tabela classificativa da Liga Zon Sagres da temporada anterior para observamos agora o Sporting Clube de Braga.
 
Sobre a equipa Minhota a primeira coisa que há a dizer é que finalmente passou a ter um Treinador. Utilizando uma expressão que já esteve em voga no Futebol Tuga, o SC Braga 2012/13 esteve sempre em piloto automático porque José Peseiro nunca foi Treinador de nada e nunca teve jeito nenhum para tal tarefa. Não foi portanto estranha a posição que o Braga obteve no final da época.
Alias até podemos dizer que o maior reforço dos Guerreiros do Minho foi Jesualdo Ferreira. O experiente Treinador já esteve em Braga e há quem diga com muita razão que este foi o “Pai” do actual Sporting de Braga. Depois passou por FC Porto onde foi Campeão por três ocasiões seguidas e teve de enfrentar o período mais nengro da História dos Dragões tendo inclusive vencido uma Taça de Portugal, depois levou a cabo uma incursão pouco feliz por Espanha e Grécia e nos últimos tempos salvou o Sporting Clube de Portugal do descalabro de uma possível descida de divisão.
 
Quanto a Jogadores, Salvador Agra é sem sombra de dúvida aquele que merece maior destaque. O Atleta da Póvoa do Varzim teve uma passagem discreta pelo Bétis Sevilha mas neste seu regresso a Portugal parece estar em grande e para além de ser um extremo muito rápido tem um sentido de baliza muito bom e marca os livres de uma forma impressionante. Resta saber se o jovem Português vai continuar a jogar tão bem como tem jogado nos jogos de preparação do SC Braga, porque se o fizer será sem sombra de dúvida a figura de destaque deste novo Braga de Jesualdo.
De resto foi notório e meritório o grande esforço da Direcção Bracarense presidida por António Salvador para manter algumas das joias do SC Braga. Douglão, o central goleador, continua em Braga, Elderson, Campeão da CAN, também continua na cidade dos Arcebispos, o mesmo sucedendo com Baiano e Vinicius. A maior perda está relacionada com a saída de Hugo Viana o que deixou Jesualdo com menos opções para o meio campo mas por outro lado a nível atacante, para além do já aqui falado salvador Agra, o Braga conta agora com os serviços de Edinho, João Pedro, Yazalde e Éder que bem trabalhados poderão fazer uma frente atacante Bracarense muito temida.
 
Os pontos mais fracos do SC Braga versão 2014/14 são o seu meio campo devido à falta de opções de qualidade e o Guarda-redes Eduardo que também está de regresso a um Clube onde foi muito feliz. O Internacional Luso é um Guardião corajoso que por norma dá tudo por tudo em cada jogo mas a sua enorme “malapata” continuam a ser os lances de bola parada e cruzamentos para área. E se juntarmos a isto a tendência que Eduardo tem para se achar o “maior da sua rua” então rapidamente nos apercebemos que Jesualdo tem ali um sério problema por resolver…
Apesar de tudo este SC Braga vai com toda a certeza realizar um Campeonato bem melhor que o anterior. É natural que não irá lutar pelo Título de Campeão Nacional mas com toda a certeza a equipa de JF irá dar tudo por tudo pela conquista de um lugar de que lhe garanta ao acesso á Liga dos Campeões.

Sem comentários: