sábado, 7 de junho de 2014

Boa vitória em mais um bom jogo treino

No segundo encontro do estágio de preparação para o Mundial 2014, Portugal venceu o México por 1 x 0, com um tento de Bruno Alves já em tempo de descontos.  Num encontro em que mais uma vez Paulo Bento não pôde contar com algumas das principais figuras da Selecção Nacional, o equilíbrio foi a nota dominante, com Portugal a ser superior na primeira parte, mas a sentir algumas dificuldades no segundo tempo, altura em que Eduardo brilhou e foi fundamental para manter a baliza inviolável até ao final da partida.
 
O início da partida trouxe André Almeida como defesa esquerdo na equipa Portuguesa, já que Paulo Bento optou por colocar Fábio Coentrão no trio meio campo, fazendo companhia a Miguel Veloso e João Moutinho. Sem o contributo de Ronaldo, Pepe, Meireles e Beto, os jogadores Portugueses sentiram dificuldades iniciais na partida e o México aproveitou para colocar pressão na saída de bola da Selecção Nacional, o que fez com que dominasse os primeiros momentos do encontro.
 
No entanto, a turma de Paulo Bento foi aos poucos acertando posições e foi empurrando o adversário para o seu meio campo. Ainda que nunca houvesse domínio claro de nenhuma das equipas, foi Portugal a equipa mais perigosa durante os primeiros 45 minutos e Éder esteve em destaque já que protagonizou as melhores situações de golo. O avançado teve por várias vezes nos pés e na cabeça a oportunidade de inaugurar o marcador, mas revelou ineficácia na hora da finalização. O México apenas a espaços se aproximou com perigo da baliza de Eduardo e foi assim com naturalidade que o nulo se verificava ao intervalo.
 
O segundo tempo trouxe um encontro mais rápido, de parada e resposta. Nesta toada foi o México a adaptar-se melhor, assinando maior número de oportunidades de golo, principalmente depois da entrada de Chicharito Hernández. Portugal apenas por Fábio Coentrão conseguiu criar perigo na primeira meia hora do segundo tempo, número revelador da quebra de produção de Portugal. Se Éder foi a figura da primeira parte pelas oportunidades criadas e desperdiçadas, na segunda parte foi o trio Chicharito/Guardado/Herrera a estar em destaque no México, já que foram os jogadores com maior dinâmica ofensiva e criaram as maiores dificuldades a Eduardo, que esteve à altura dos acontecimentos e revelou-se como o melhor de Portugal na segunda metade.
 
Ambos os treinadores aproveitaram a segunda metade para rodar alguns jogadores, o que fez com que a partir do minuto 75 a partida decrescesse muito de qualidade. Quando era esperado o nulo final, um livre lateral sobre a direita do ataque Português permitiu um cabeceamento a Bruno Alves que não desperdiçou e assinou um belo golo já em tempo de desconto, fazendo o resultado final. O mais justo seria de facto o empate, face ao equilíbrio de forças verificado, mas o central Português revelou mais eficácia que companheiros e adversários e na primeira oportunidade não se fez rogado, colocando a bola no fundo da baliza Mexicana.
 
Com esta vitória Portugal soma o sétimo encontro consecutivo sem perder e pode chegar ao Mundial 2014 com o recorde de invencibilidade de Paulo Bento, que nunca esteve 8 jogos consecutivos sem conhecer a derrota ao comando da Selecção Nacional.
 
Retirado de zerozero
 
Melhor em Campo: Eduardo

Sem comentários: