segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Pensamento da Semana: Liderança forte ou não

Confesso que ainda tenho as minhas dúvidas sobre o Espanhol Julen Lopetegui. Não estou com isto a dizer de forma alguma que o Técnico não é o Homem certo para o actual Futebol Clube do Porto, contudo o facto de este ter uma experiência de Treinador Principal de um “Clube Grande” muito curta levanta sempre dúvidas a qualquer adepto.
 
Contudo estas mesmas dúvidas vão-se dissipando à medida que o Treinador vai apresentando trabalho.
 
Lopetegui ainda tem muito para demonstrar perante a sempre muito exigente (e por vezes estupidamente exagerada) massa Adepta Azul e Branca, mas sou da opinião que o Homem já deu algumas mostras de que é um Líder no verdadeiro sentido da palavra.
 
Senão vejamos; actualmente o Plantel do Dragão conta com 4 Guarda-redes. São eles: Helton, Fabiano, Ricardo e Andrès Fernández. Destes quatro apenas Fabiano e Andrès Fernández defenderam a baliza Portista na Pré época. Helton não podia faze-lo dado que ainda se encontra a recuperar da grave lesão que sofreu na Temporada anterior.
 
Ricardo não fez portanto um único jogo de pré temporada dos Dragões. Oportunidades para tal houveram muitas, mas ao que parece Julen não contou nunca com ele dado que não foi ele quem requereu a sua contratação. Alias, já é público o interesse do Português em querer sair para poder jogar com regularidade.
 
“Trocando isto por miúdos”, está provado que o Treinador Espanhol apenas aposta e confia nos Jogadores que indicou/referenciou. E isto, a meu ver, é uma das melhores caracteristicas de um Líder que não cede a pressões, interesses e comissões.
 
Faz falta um Homem assim no Futebol Clube do Porto. Fez falta na época anterior e faz falta no futuro onde muitas vezes a comissão dita a contratação.
 
Mas não atiremos muitos foguetes antes da festa. Por um lado uma Liderança forte e intransigente na construção de um Plantel é um factor muito positivo, mas por outro se a coisa corre mal o Líder é o primeiro a “ver a sua cabeça a rolar”.

2 comentários:

Jorge Vassalo disse...

Humilde, educado, responsável, mas directo, frontal, incisivo, com um plano, uma ideia, uma firmeza que eu admiro.

Não lhe exijo mais que a construção de uma equipa e uma ideia. E isso já está a acontecer.

Quem não achar que este Porto está a anos-luz do ano passado ou é estúpido ou não percebe nada disto.

A forma impassível como lidou com os assobios, a forma como se nota que já dobrou o Quaresma, mostra que aqui não há Egos e Superegos.

Pedro Silva disse...

Jorge também eu reparei nos pormenores positivos que enuncias.

Contudo ainda estamos a começar. Vamos a ver como vai ser quando os resultados não forem positivos.

Apesar de tudo eu acredito que o Espanhol vá ter força suficiente para colocar o Balneário em ordem quando tiver de o fazer, mas vamos indo e vamos vendo porque a massa adepta do FC Porto está muito mal habituada.