domingo, 10 de agosto de 2014

Finito. Agora é a sério!

Os Azuis e Brancos, no fecho do estágio em Inglaterra, derrotaram o West Bromwich por 1 x 3. A equipa de Julen Lopetegui ainda tem pequenos pormenores a corrigir, mas parece já estar pronta para enfrentar as exigências da Competição ao mais alto nível, quando falta uma semana para o arranque do Campeonato.
 
O técnico Espanhol delineou um onze próximo daquele que deve iniciar a época em jogos oficiais. Na baliza, a estreia de Andrés Fernández foi um dos pontos de interesse para acompanhar o desafio e perceber se o Espanhol está à altura de discutir o lugar com Fabiano.
 
No resto, Lopetegui lançou uma defesa sem Martins Indi (lesionado) e um meio-campo com Casemiro e Brahimi, ainda que não tenham sido conclusivas que essas serão as primeiras opções do técnico. Finalmente, o ataque teve Jackson Martínez pela primeira vez de início e com a braçadeira no braço, para além de não se ter visto Ricardo Quaresma a titular.
 
Os Dragões entraram 'mandões' no jogo e com vontade de ter o jogo sempre sob controlo. Avaliando as ideias de Julen Lopetegui, isso é o mesmo que dizer que a posse de bola foi mais uma vez alvo de uma procura exaustiva.
 
Conseguiram-no de forma interessante, se bem que com um Héctor Herrera ainda em sub-rendimento. A equipa mostrou dinâmica e os laterais Danilo e Alex Sandro parecem estar com outro ânimo e disponibilidade (a concorrência está a fazer bem e certamente que as palavras de Lopetegui também).
 
Perante o ascendente Portista, a equipa da casa, que também está a uma semana de começar a Premier League, revelou debilidades e não soube contrariar o adversário, pelo que o golo de Casemiro, na sequência de uma bola parada, não espantou quem estivesse a assistir à partida.
 
Ainda assim, os Azuis e Brancos pecaram como há uma semana atrás, diante do Everton. Com uma quebra na intensidade e na dinâmica, a equipa sujeitou-se ao empate, que apareceu também na sequência de uma bola parada, onde ficou espelhada uma apatia nada aconselhável em jogos a sério.
 
Para o segundo tempo, Lopetegui lançou Rúben Neves, Ricardo Quaresma e Adrián López. A intensidade voltou, a qualidade aumentou e os golos foram um reflexo novamente natural de todo esse ascendente.
 
O FC Porto continuou a mandar na partida, pressionou o adversário, acercou-se da baliza de Ben Foster e, com isso, apenas era necessário que alguém soubesse como materializar o ascendente.
 
Esse alguém é Jackson Martínez. Não foi só o contrato que foi renovado. Também o espírito do Cha Cha Cha é outro para encarar uma Temporada em que promete ser novamente o homem-golo Portista e, também, do futebol Português.
 
Dois golaços, o primeiro depois de soberbo cruzamento de Ricardo Quaresma, o segundo também na sequência de um cruzamento, dessa feita pela esquerda, com o Colombiano a rematar de primeira para o fundo da rede.
 
O jogo baixou outra vez de ritmo, só que, com o 1 x 3, o West Bromwich nem sequer esboçou uma reacção, tanto que os Azuis e Brancos poderiam ter saído do The Hawthorns com um resultado mais avolumado. Atendendo ao que se viu, não escandalizaria ninguém.
 
Retirado de zerozero
 
Melhor em Campo: Jackson Martinez

Sem comentários: