segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Treinador novo, Jogadores novos e os velhos maus hábitos do costume (mais uma vez para variar)

O FC Porto empatou em Goodison Park com o Everton no penúltimo jogo de preparação antes de a época começar. Os Dragões apresentaram-se completamente adormecidos na primeira parte, só que a entrada de Jackson Martínez mudou o rumo do jogo e fez perceber a importância do Colombiano na equipa.
 
Como cabeça de cartaz para a primeira parte estava a estreia de Martins Indi com a camisola dos Portistas. O Holandês foi titular ao lado de Maicon, numa equipa que teve Rúben Neves, Evandro e Óliver Torres a acompanhar Herrera no miolo. A frente era para Adrián López e Ricardo Quaresma.
 
A primeira parte foi, sem sombra de dúvidas, muito sonolenta. Ainda que sem estar cheio, Goodison Park povoou-se para que os Toffees se mostrassem aos adeptos, só que os aplausos iniciais, numa homenagem a Leon Osman, não tiveram sequência nos minutos seguintes.
 
Jogo pasmacento, demasiado lento, sem rasgos, adormecido. Enfim, a primeira parte podia não ter qualquer motivo para que alguma linha de texto aqui fosse descrita, só que Fabiano tratou de mudar isso.
 
Já perto do final da primeira parte, o guardião Brasileiro cometeu uma infantilidade, colocou a bola nos pés de Aiden McGeady, que assistiu Naismith, com este a acertar na rede.
 
E foi tudo. O FC Porto teve bola, como parece ser desejo do seu novo treinador, mas não teve ideias, numa equipa em que Lopetegui decidiu 'misturar' alguns possíveis titulares com outros que devem ser segundas opções.
 
Muito se falou, durante este defeso, numa possível saída de Jackson Martínez do Clube Azul e Branco. Mesmo a vontade do jogador terá sido essa, só que a intransigência da SAD Portista em perder mais um indiscutível (depois de Mangala e Fernando) foi mais forte.
 
Ganho o braço-de-ferro, o FC Porto renovou com o Colombiano e a novela chegou ao fim. E ainda bem, terá pensado Julen Lopetegui quando soube do desfecho. Qualquer grande equipa precisa de um avançado que saiba fazer o seu papel e nisso Jackson é exímio, não tivesse ele sido o melhor marcador do Campeonato Português nas duas últimas edições.
 
Ora, como é de golos que o avançado vive, nada melhor do que marcar na primeira aparição da pré-temporada. Lopetegui mexeu muito na equipa e viu francas melhorias de um FC Porto completamente diferente no segundo tempo, o que culminou rapidamente no golo do empate.
 
Tello, Casemiro e Brahimi mostraram serviço suficiente para augurarem a titularidade, Jackson concretizou e os Portistas passaram a dominar o desafio, o que aconteceu até aos 70 minutos.
 
Com algumas mudanças, o Everton demorou a reerguer-se, só que conseguiu voltar a acercar-se da baliza de Fabiano, podendo marcar em três ocasiões. Só que, desta vez, o Brasileiro mostrou-se à altura e segurou as investidas dos Ingleses, que ainda não tiveram a estrela Lukaku em campo.
 
Por seu turno, os Dragões registaram novo empate, com sinais claros de que os homens da segunda parte estiveram bem melhor do que os que começaram a partida. Lopetegui tem soluções e qualidade, falta encaixar tudo numa equipa.
 
Retirado de zerozero
 
Melhor em Campo: Brahimi

Sem comentários: