sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Arranque da missão

Hoje o Futebol Clube do Porto dá o pontapé de saída naquela que pode ser considerada a sua mais difícil missão: recuperar a hegemonia do futebol português. Mais do que ser campeão nacional, os Dragões tem por missão fazer com que o Tetra continue a ser uma realidade somente sua e para tal tem de arrancar da melhor maneira possível em Vila do Conde. 
 
A primeira jornada nunca é fácil. Para além da questão de não poder falhar, os Azuis e Brancos tem sobre si o peso da dúvida de muitos Portistas que tem ainda uma tremenda dificuldade em rever-se na equipa de Nuno Espírito santo (NES). Tal é fruto dos três longos anos de “seca” onde três treinadores diferentes tentaram dar aos Portistas aquilo que estes anseiam há já muito tempo: Títulos. Isto porque as vitórias morais fazem bem ao ego mas não o satisfazem por completo. Dito de outra forma; NES está praticamente obrigado a ter de sair da terra dos Caxineiros com os três pontos da vitória na bagagem para depois poder preparar com mais afinco e moral a dura batalha com a AS Roma no que à entrada na fase de grupos da Liga dos Campeões diz respeito. 
 
Mas os problemas de NES não se ficam por aqui. Isto porque do outro lado da barricada vai estar a dona do Estádio dos Arcos. E esta equipa também vai querer arrancar com uma vitória, ou não fosse o Rio Ave FC – já – um sério candidato a ocupar um dos lugares que dão acesso às provas da UEFA. E os Vila Condenses já mostraram que sabem como complicar (e muito) a tarefa de uma equipa teoricamente mais forte. Que o diga o Slavia Praha que quase foi “atirado borda fora” pelos Caxineiros na pré eliminatória de acesso á fase de grupos da Liga Europa. 
 
Efectivamente o conjunto de Nuno Capucho é um “osso muito duro de se roer”. Os Vila Condenses nunca dão um lance por perdido e lutam sempre até ao último minuto pela vitória. Um Futebol Clube do Porto à imagem das épocas anteriores pode muito bem ser surpreendido por um conjunto onde Pedro Moreira, Cássio e Marcelo são as “estrelas da companhia”. Muita atenção em espacial a Marcelo nos lances de bola parada (cantos e afins) dado que o central brasileiro é muito eficaz na hora de finalizar neste tipo de lances. 
 
Lista de Convocados: (a divulgar)
 
Onze provável (4x3x3): José Sá, Maxi Pereira, Felipe, Marcano, Alex Telles, Danilo Pereira, Herrera, André André, Otávio, Jesús Corona e André Silva

Sem comentários: