quarta-feira, 21 de novembro de 2012

O Prestigio e os Milhões

Arrumado que está o assunto Taça de Portugal, eis que os Dragões regressam aquele que é o seu habitat natural: Liga dos Campeões. E que habitat diga-se de passagem pois esta temporada os Azuis e Brancos estão a realizar uma campanha muito boa na Fase de Grupos. O Grupo A é com toda a certeza dos mais acessíveis de toda a Competição, mas isto não retira brilho ao excelente 1.º lugar que é pertença dos Portistas nem sequer ofusca o brilhantismo com que garantiram a passagem aos oitavos-de-final da competição mais importante do Velho Continente.
 
A duas Jornadas do fim da Fase de Grupos, o que resta assegurar é o dinheiro, o prestígio e o primeiro lugar do Grupo. Tal tarefa parece fácil quando dita desta forma, mas não se pense que o é verdadeiramente pois para tal há que vencer os dois jogos que faltam e ambos são de um grau de dificuldade elevado apesar de os adversários serem completamente diferentes. 
 
Mas isto são contas que se devem fazer pausadamente. Para já há que derrotar o GNK Dinamo Zagreb para depois pensar no PSG e no primeiro lugar do Grupo A.
 
Ora bem, olhando então para o Grupo do Futebol clube do Porto verificamos que estes Croatas da Capital Zagreb são a equipa mais fraca do Grupo A. 0 pontos após 4 Jornadas, um possível apuramento para a Fase seguinte da Champions posto de lado, 0 golos marcados e 10 golos sofridos. O único “milagre” que os Croatas podem fazer é alcançar uma qualificação para a Liga Europa tendo para isto de derrotar os Dragões na Invicta e aguardar que o FC Dynamo Kyiv perca com o PSG.
 
È aqui que irá residir um dos pontos mais complicados desta partida. A possibilidade de continuar nas Competições Europeias é muito remota, mas com toda a certeza que os Atletas deste Zagreb se vão agarrar a ela com unhas e dentes. Para impor uma derrota aos Dragões o Treinador do Dínamo Zagreb irá contar com Jogadores talentosos como Jerko Leko, Romeo Mitrović, Josip Simunic, Mateo Kovačić, entre outros. 
 
É importante que os Portistas não olhem para estes Jogadores com despreocupação e será importante que não se convençam de que o golo da vitória vai cair do céu aos trambolhões. Há que trabalhar e muito para vencer esta Equipa Croata.
 
As chamadas de Alex Sandro e Fernando, recuperados de lesões, constituem as maiores novidades da Lista de Convocados do FC Porto para a recepção ao Dínamo Zagreb. Em sentido inverso, Rolando e Iturbe caem das opções.
 
Lista de Convocados: Helton e Fabiano (guarda-redes); Danilo, Lucho, Castro, João Moutinho, Jackson, James, Kleber, Miguel Lopes, Varela, Mangala, Abdoulaye, Fernando, Alex Sandro, Atsu, Otamendi e Defour.
 
Onze provável (4x3x3): Helton, Danilo, Otamendi, Abdoulaye, Mangala, defour, João Moutinho, Lucho, James, Varela e Jackson.
 
O FC Porto x GNK Dínamo Zagreb está marcado para as 19h45 de hoje e esta partida pode ser seguida em directo aqui no Mística.

1 comentário:

P. Ungaro disse...

Boas,

Depois da excelente prestação que o FC Porto tem feito este ano na Champions, o jogo de hoje deve ser o mais fácil que nos iremos deparar na prova.
Mas a hipotética facilidade nunca pode ser tornada em desleixo e falta de aplicação da equipa e do treinador, porque apesar da qualificação ainda temos a ganhar o primeiro lugar, mais um milhão e fundamentalmente continuar a cimentar o nosso jogo e a apurar a forma individual e colectiva.
Mais ainda a obrigação que os jogadores tem em proporcionar um bom espectáculo aos adeptos que com maior ou menos dificuldade se deslocam ao estadio pelo menos para por momentos deixarmos de pensar na miséria de pais onde vivemos.

Um abraço

http://www.fcportonoticias-dodragao.blogspot.pt/