quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Mata, mata

Nunca a frase de Scolari se aplicou com tamanha perfeição ao actual momento do Futebol Clube do Porto na Liga dos Campeões. A partir de agora é vencer ou vencer sob pena de ter de deixar o convívio dos “Campeões” para disputar a Liga Europa. E a tarefa não é nada fácil diga-se desde já até porque tanto Atlético de Madrid como Zenit estão em boa forma para além de serem duas equipas de gabarito internacional.
 
A partir de hoje o Dragão tem de começar a sua remontada e o adversário não podia ser o pior para tal proeza. O FK Zenit chegou agora ao final da sua temporada e tem já uma rodagem muito superior aos Portistas e o nível de entrosamento dos seus Jogadores é quase perfeito. Para além deste importante factor os Russos contam na sua frente de ataque com o Incrível Hulk que tanto trabalho deu à defensiva dos Azuis e Brancos no último jogo que terminou com uma injusta derrota Portista. 
 
A última exibição da equipa de Paulo Fonseca ante o Belenenses não foi a melhor e tal trouxe a lume os problemas defensivos que teimam em desaparecer. E para mais Herrera (fora desta partida por ter sido expulso na jornada anterior), Carlos Eduardo (não foi inscrito na Competição), Quintero (lesionado) e Marat Izmaylov (ausente há muito para tratar de assuntos pessoais) diminuíram as opções do Treinador Azul e Branco que este teve de recorrer a um Jogador da equipa B para ter soluções no banco.
 
Tudo parece fazer pender a balança para que o FC Porto perca em São Petersburgo e coloque em xeque a sua passagem à fase seguinte da Champions, mas no futebol não há impossíveis e toda agente viu que o FC Porto é bem capaz de enfrentar este Zenit de olhos nos olhos. Basta para tal que os Dragões apostem forte na velocidade de execução para que cheguem rapidamente ao golo obrigando desta forma a equipa do Leste a ter de subir as suas linhas e a jogar em posse, cosia que os comandados de Luciano Spalletti não gostam de fazer. E no meio de tudo isto convêm que a defesa Portista não “meta a água” do costume.
 
A chamada do médio Mikel é a principal novidade na Lista de Convocados elaborada por Paulo Fonseca para o jogo frente ao Zenit, em São Petersburgo (quarta-feira, 17h de Portugal Continental, 4.ª jornada do grupo G da UEFA Champions League), em que entra também o central Mexicano Diego Reyes. Em sentido inverso, Carlos Eduardo e Herrera foram preteridos, sendo que o último irá cumprir um jogo de castigo, devido à expulsão na recepção aos Russos, a 22 de Outubro como já aqui foi referido.
 
Lista de Convocados: Helton e Fabiano (guarda-redes); Danilo, Lucho, Maicon, Josué, Jackson Martínez, Ghilas, Reyes, Varela, Licá, Ricardo, Mangala, Fernando, Alex Sandro, Otamendi, Defour e Mikel.
 
Onze provável (4x2x3x1): Helton, Danilo, Otamendi, Mangala, Alex Sandro, Defour, Fernando, Lucho, Josué, Varela e Jackson.
 
Esta partida decisiva da Liga dos Campeões tem o seu início aprazado para as 17H de hoje e poderá ser acompanhada em directo aqui no blog A Mística Azul e Branca.

Sem comentários: