quarta-feira, 11 de junho de 2014

Uma festa Portuguesa com certeza

No derradeiro teste antes da partida para o Brasil, Portugal venceu, goleou e convenceu. Ronaldo mostrou que está apto para a prova, e mesmo sem conseguir marcar ajudou a equipa a realizar uma boa exibição. Hugo Almeida bisou, Coentrão e Vieirinha também fizeram o gosto ao pé, pelo meio Keogh apontou um auto-golo. Atenção voltada para a Alemanha já na próxima segunda-feira.
 
A grande novidade do onze Nacional foi o regresso de Cristiano Ronaldo após a ausência nas duas primeiras partidas de preparação. Depois de uma longa semana onde a lesão do nosso Capitão foi tema constante de especulação com todos os cenários a serem equacionados, eis que Paulo Bento decide por um ponto final na questão e testar a forma física do Melhor do Mundo em competição.
 
A baliza das Quinas voltou a ser defendida por Rui Patrício, o provável titular durante a prova. Surpresa na escolha de Paulo Bento para a lateral direita com a inclusão de Ruben Amorim. Na lateral oposta, Coentrão ocupou o seu habitual posto, enquanto o centro da defesa foi ocupado por Luís Neto e Ricardo Costa. O meio campo ficou entregue a William Carvalho, Moutinho e Raúl Meireles. No ataque, além do já referido Ronaldo, Varela tentava do lado direito servir o "ponta-de-lança" Hugo Almeida.
 
O jogo não podia ter começado melhor para a Selecção Nacional, depois de Ronaldo tentar um remate de longe ainda no 1º minuto, eis que o golo surge no 2º! Rúben Amorim trabalha bem na saída do seu meio campo, abre para Varela, que sem oposição centra para a área, onde Hugo Almeida aparece mal marcado pelo seu opositor e completamente à vontade para abrir o activo num golpe de cabeça de cima para baixo. Fácil de mais!
 
Os minutos seguintes foram de domínio absoluto de Portugal, com 3 grandes ocasiões para dilatar a vantagem. Primeiro foi Ronaldo a ensaiar mais um remate e na recarga, Varela assiste Meireles para uma defesa espectacular do guardião Irlandês! Na sequência do canto, batido por Moutinho, Hugo Almeida quase bisa ao desviar ao primeiro poste um pouco por cima da barra. Finalmente, foi de novo Ronaldo a conquistar uma falta e a bater o livre directo ao poste esquerdo da baliza de Forde. O golo estava eminente e chegou ao minuto 20, desta vez pelo lado esquerdo, com Coentrão e Ronaldo a combinarem com nota artística, e o lateral a centrar para o desvio infeliz de Keogh para a sua própria baliza.
 
O domínio do jogo continuou totalmente do lado Luso. Destaque para um meio-campo que controlou totalmente as operações e onde William Carvalho já parece totalmente entrosado com toda a equipa. O terceiro golo surgiu de novo do lado direito, Varela centra para o segundo poste onde Ronaldo sobe mais alto e cabeceia com força, Forde defende para a frente e Hugo Almeida aproveita para bisar no encontro. 45 Minutos de grande qualidade por parte de Portugal que mostrou que está com grandes níveis de concentração e com grande qualidade na troca de bola.
 
Portugal regressou das cabines com o mesmo onze e cedo viu a Irlanda reduzir a desvantagem. Um livre em posição frontal foi marcado de forma rápida para o lado direito onde McClean recebeu totalmente solto, tirou um adversário da frente e bateu Rui Patrício com um remate rasteiro.
 
A Irlanda conseguiu equilibrar as operações, mas sem incomodar novamente a baliza de Rui Patrício. Paulo Bento fez 5 alterações, retirando do encontro Hugo Almeida, Ronaldo, Meireles, Neto e Varela e colocando em campo Postiga, Nani, André Almeida, Pepe e Vieirinha.
 
Aos 77 minutos, Moutinho lança longo para a corrida de Nani na esquerda, o domínio do extremo é de grande qualidade assim como o centro milimétrico para a entrada de Vieirinha que cabeceia primeiro para a defesa de Forde, mas consegue na recarga fazer o seu 1º golo com a camisola das Quinas!
 
A "mão cheia" chegou aos 83 minutos, novamente Nani a receber um passe longo no lado esquerdo, a dominar a bola e a esperar pela desmarcação de Coentrão. O lateral desviou a bola do guardião Irlandês com o pé direito e festejou o seu 4º golo pela Selecção.
 
Nani ainda apontou um golo de calcanhar a culminar um grande lance de toda a equipa, mas o extremo estava ligeiramente adiantado e a equipa de arbitragem anulou bem o lance.
 
Boa exibição de Portugal que aproveitou o jogo para moralizar a equipa e partir para o Brasil com a bagagem cheia.
 
Retirado de zerozero
 
Melhor em Campo: Silvestre Varela

Sem comentários: