quarta-feira, 15 de abril de 2015

87… Mais uma vez!

1987, ano de ouro para o Dragão pois foi neste ano que o dragão nasceu para o futebol tal como o conhecemos hoje. Todo o árduo trabalho iniciado por José maria Pedroto e Jorge Nuno Pinto da Costa deu os seus primeiros frutos na Final da Taça dos Campeões Europeus de Viena onde o Futebol Clube do Porto de Artur Jorge, Madjer, Futre, Juary, Sousa, Magalhães, João Pinto e outros tantos derrotaram o Bayern de Munique por 2 bolas a 1. Foi um jogo épico onde um David (FC Porto) derrotou um Golias (Bayern) e calou muito boa gente que antevia antes do jogo uma vitória fácil para os Germânicos.
 
Muitos anos se passaram e outros confrontos se foram realizando entre Bayern e Porto sendo que a equipa Azul e Branca não voltaria a derrotar os de Munique, mas hoje surge novamente uma nova oportunidade para derrotar o poderoso Bayern. E logo para a mesma competição (mesmo que reformulada) que viu nascer o Futebol Clube do Porto dos temos modernos.
 
Tal como em 87, e em outras ocasiões, os Alemães são favoritos nesta primeira mão dos Quartos-de-final da Liga dos Campeões, e muitas são as razões para tal. A começar desde já pelo Plantel que é de luxo e nem a onda de lesões que assentou arraiais em Munique impede que Pep Guardiola apresente uma equipa de luxo diante dos seus adversários.
 
Na baliza dos Germânicos “mora” por lá um tal de Manuel Neuer, Atleta que dispensa apresentações. Dante, Rafinha, Philipp Lahm e David Alaba também dispensam apresentações e fazem da defesa do Bayern uma das mais sólidas da Europa. No meio campo (o sector mais fragilizado pelas lesões) temos um Xabi Alonso em fim de carreira mas que tem ainda muito futebol para dar e vender e um Thiago Alcântara que tanto é capaz do pior e do melhor. Já no ataque, o ponto fortíssimo deste Bayern de Guardiola, Thomas Müller e Robert Lewandowski marcam golos para todos os gostos e feitios tendo o último marcado 9 golos nos últimos 10 jogos do Bayern!
 
O segredo para se derrotar Fussball Club Bayern München está no ataque rápido e incisivo. Julen Lopetegui terá de colocar de lado a sua “tara” pela posse da bola e optar por uma estratégia de controlo do jogo com lances rápidos para o ataque por forma a apanhar a defesa Germânica em contra pé. Se o Basco optar por ser teimoso e ter a fatídica ideia de jogar de igual para igual com o Bayern de Guardiola então será a morte do artista porquê o Bayern está muito mais habituado a jogar em posse que o FC Porto de Julen Lopetegui que só esta temporada começou a dar os seus primeiros passos neste sistema de jogo.
 
É possível reviver 87 desde que certas teimosias e planeamentos absurdos sejam colocados de lado em nome do sucesso recente do Clube Azul e Branco! E é certo e sabido o quão importante é ganhar sem sofrer na primeira mão de uma eliminatória.
 
Jackson, Quintero e Indi constituem as três novidades da Lista de Convocados de Julen Lopetegui para o jogo da primeira mão dos quartos-de-final da UFEA Champions League.
 
O avançado Colombiano foi considerado apto depois do último treino antes do encontro com a equipa Bávara, marcado para hoje, pelas 19h45, no Estádio do Dragão. Dos eleitos do treinador Espanhol, que desta vez convocou 20 jogadores, não constam os nomes dos Espanhóis Marcano (que cumpre castigo) e de José Ángel, que tinham sido chamados para o jogo frente ao Rio Ave​, da 28.ª jornada da Liga NOA.
 
Lista de 20 convocados: Helton e Fabiano (g.r.); Danilo, Indi, Maicon, Casemiro, Quaresma, Brahimi, Jackson, Quintero, Reyes, Evandro, Herrera, Hernâni, Ricardo, Alex Sandro, Óliver Torres, Rúben Neves, Gonçalo Paciência e Aboubakar.
 
Onze provável (4x5x1): Fabiano, Danilo, Maicon, Martins Indi, Alex Sandro, Casemiro, Evandro, Herrera, Oliver Torres, Brahimi e Aboubakar

Sem comentários: