segunda-feira, 31 de março de 2008

O Apito do Melhor do Mundo

Eu até podia falar nesta Crónica naquilo que anda nas bocas do Mundo, que é a possível descida de divisão do FC Porto devido a um Processo Disciplinar que poderia ter tido inicio após a recepção da nota de culpa por parte da SAD Portista, contudo achei por bem não o fazer, dado que iria dizer mais do mesmo e tal como consta do Comunicado da SAD o caso está entregue ao Departamento Jurídico. Para finalizar sobre este assunto apenas digo isto: quem ri por último ri melhor.

O assunto que eu queria tratar hoje é sobre algo que nos toca a todos, queria debruçar-me um pouco sobre o grande mediatismo que está a a surgir em torno de Cristiano Ronaldo; é um facto de que está ali um Super Jogador, que começou tão humildemente no Sporting e que agora (depois de um excelente trabalho de Fergusosn o Arrogante) consegue rivalizar com os Melhores Jogadores da Europa e do Mundo. Não o podemos negar, Ronaldo é o jogador do momento.

Mas será que é o nosso Salvador que vai levar Portugal á Final do EURO2008? Será que é desta que vamos ganhar o troféu que nos escapou por entre os dedos há 4 anos (curiosamente com Cristiano Ronaldo no onze)? Não creio, porque a nossa Selecção Nacional é composta por 22 ou 23 jogadores, sendo que 11 são titulares que devem jogar em equipa e não individualmente. Porque se começam com os Vedetismos os jogadores transformam Portugal numa fogueira de Vaidades e os resultados depois estão á vista de toda a gente, senão recordemos os péssimos desempenhos frente á Itália e á Grécia.

Muitos dirão que foram jogos difíceis e de carácter particular em que os jogadores não estavam a cem por cento e por ai adiante… Meus amigos, não sejamos hipócritas com nós mesmos, e aceitemos a realidade de que somos um Povo que vai do 8 ao 80 num segundo e se hoje o Ronaldo é o melhor do Mundo, amanhã se porventura as coisas correrem mal o pobre do rapaz já será crucificado como Cristo foi pelos Romanos. Tenhamos cabeça fria e não entremos nestas ilusões do vai ganhar e vai ser o melhor do Mundo e blá, blá, blá. Eu cá prefiro o vai jogar, vai lutar, vai trabalhar, vai ser uma Equipa e jogo a jogo vai lá chegando porque nesta fase final estão 16 Selecções em prova e todas elas são candidatas á vitória final e não me venham cá com as favoritas porque há 4 anos ninguém dava nada pela Grécia e vejam no que deu.

E para terminar este assunto (que terá novos episódios no futuro), pergunto se já não seria hora de alguns órgãos da Comunicação Social pararem com estes apelos do volta Figo e volta Rui Costa. Estes jogadores tiveram o seu Tempo, a sua Era de Ouro e deram muito por nós e pelo nosso Futebol, mas como tudo na Vida tem um Fim a contribuição dos mesmos também já terminou no que concerne ao seu serviço prestado á Pátria… Não me venham cá com a falta de liderança nem que as outras Selecções também estão a ir buscar as suas antigas glorias, porque em Portugal o que não falta são jogadores de qualidade, o que falta é um Seleccionador que não seja de sofá como o nosso.

Declarações de Rui Alves, presidente do Nacional da Madeira á RDP Madeira: “Não gosto de portugueses, da língua portuguesa e da cultura portuguesa. Defendo a independência da Madeira e em 2011 irei abandonar o país.”

Não é Portista quem quer, só é Portista quem pode.

domingo, 30 de março de 2008

Quase no Tri

Ficha de Jogo

Liga Portuguesa 2007/08 - 25ª jornada (30 de Março de 2008)
Estádio do Restelo, em Lisboa

Árbitro: Lucílio Baptista
Assistentes: Luís Salgado e João Tomatas
4º Árbitro: Nuno Borba

BELENENSES: Júlio César; Amaral, Rolando, Hugo Alcântara e Rodrigo Alvim; Gabriel Gomez, Ruben Amorim, Zé Pedro e Silas «cap.»; Roncatto e Weldon
Substituições: Roncatto por João Paulo Oliveira (80 min), Silas por Rafael Bastos (84 min) e Amaral por Fernando (89 min)
Não utilizados: Costinha, Edson, Gonçalo Brandão e Devic
Treinador: Jorge Jesus

F.C. PORTO: Helton; Bosingwa, Pedro Emanuel «cap.», Bruno Alves e Fucile; Paulo Assunção, Raul Meireles e Lucho; Quaresma, Farías e Lisandro
Substituições: Farías por Adriano (68 min), Raul Meireles por Kazmierczak (87 min)
Não utilizados: Nuno, João Paulo, Lino, Bolatti e Helder Barbosa
Treinador: Jesualdo Ferreira

Ao intervalo: 1-0
Disciplina: Cartão amarelo para Pedro Emanuel (73 min) e Hugo Alcântara (90 min)
Marcadores: Weldon (41 min), Lisandro (49 min) e Lucho (90 min, g.p.)

A contenda começou repartida e nenhuma das formações parecia disposta a ceder veleidades à cobiça contrária. Aos poucos, a iniciativa azul e branca começou a desenhar-se com contornos efectivos e foi Raul Meireles o primeiro a aproximar as intenções veladas do seu destino mais desejado, quando aos 18 minutos cruzou para a área do Belenenses, com a trajectória da bola a desviar-se até à trave da baliza de Júlio César.

Quando nada o fazia prever, o Belenenses soltou-se momentaneamente da pressão portista e logrou alcançar o golo, em jeito de dádiva divina, através de Weldon. O bom entendimento foi, de resto, a nota dominante do que restou de exibição do F.C. Porto, que entrou para a etapa complementar disposto a inverter um destino que, até então, não merecia. Bastaram apenas quatro minutos para que os Dragões, em sinal de aviso para o que ainda estava por vir, regressassem à discussão do encontro. Servido com classe por Lucho, Lisandro recebeu e preparou a assistência para desferir um tiro invariavelmente certeiro, o seu 20º no campeonato, relançando em definitivo a contenda.

O equilibrio voltou à partida, mas a caminho do desfecho voltaram a ser os Dragões a diligenciar esforços, com Quaresma como o seu principal executor. Primeiro, o extremo azul e branco criou um excelente lance individual, deixando para trás três defesas contrários e rematando para uma defesa soberba de Júlio César. Pouco depois, o mesmo Quaresma procurou ganhar espaço na área adversária, onde foi travado por Hugo Alcântara, para uma redentora grande penalidade. Lucho converteu com segurança e atribuiu o desfecho acertado para uma ambiciosa e empenhada operação portista, que desbravou ainda mais o caminho para o tri, cada vez mais dado adquirido. A festa, de resto, já se antevê...


Positivo: Num jogo de dificuldade extrema como foi este de Belém houveram dois Dragões que mais uma vez se destacaram pelas suas qualidades habituais; estou logicamente a falar de Lucho e de Lisandro que ajudaram a construir mais uma vitória do FC Porto e puseram a equipa na recta final do Tri.

Negativo: Que me perdoem os adeptos do FC Quaresma, mas eu sou adepto do FC Porto e se há jogador que tem jogado pessimamente nestes últimos jogos é Quaresma e nem a grande penalidade que este jogador fabricou me leva a dizer que o magico esteve bem. Já são muitos jogos a estar mal e se continuar assim não estou a ver ninguém a pagar os famosos 40 milhões pelo seu passe.







Não é Portista quem quer, só é Portista quem pode.

Acabar em 2º lugar

FICHA DE JOGO

Liga, fase regular, 21ª jornada
Pavilhão Multidesportos de Coimbra
30 de Março de 2008

Árbitros: José Araújo, Fernando Rocha e Pedro Maia

F.C. PORTO FERPINTA 69: João Figueiredo (7), Paulo Cunha (8), Nuno Marçal (21), Frederick Gentry (16) e Julian Terrell (9); Toree Morris (4), Brandon Payton (-), Fábio Fernandes (-), Augusto Sobrinho (1), Jorge Sing (3)
Treinador: Alberto Babo

OVARENSE 75: Cordell Henry (13), John Waller (20), Miguel Miranda (8), Gregory Stempin (11) e Graham Brown (9); Nuno Manarte (6), Elvis Évora (3), Nuno Cortez (2), Fernando Neves (3), André Pinto (-), João Abreu (-)
Treinador: Manuel Povea

Ao intervalo: 33-29
Por períodos: 16-15, 17-14, 17-21, 19-25
Resultado final: 69-75


Ainda com uma jornada por disputar, a equipa do F.C. Porto Ferpinta já sabe que terminará a fase regular na segunda posição, desconhecendo ainda o adversário dos quartos-de-final do play-off. O escalonamento foi ditado pela derrota sofrida esta tarde, no Pavilhão Multidesportos de Coimbra, frente à Ovarense, por 69-75.


Os Dragões entraram melhor na partida, que registaria um acentuado equilíbrio comprovado por trocas frequentes na liderança do marcador, mas o desacerto ofensivo revelado na primeira metade do último período viria a revelar-se decisivo e irreparável.
Com 21 pontos convertidos, Nuno Marçal foi o melhor marcador da partida e o mais eficaz entre os portistas.

Não é Portista quem quer, só é Portista quem pode.

Futebol Formação

A equipa de sub-17 do F.C. Porto entrou a ganhar na Série B da segunda fase do Campeonato Nacional de Juniores B, depois de ter derrotado o Penafiel, este domingo, no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, por 2-0. Os golos da equipa de José Guilherme foram apontados por Ramon e Filipe, já na segunda parte do encontro.

Em partida disputada ontem, igualmente no Olival, os sub-19 do F.C. Porto perderam com o Rio Ave pela diferença mínima. O jogo, referente à Zona Norte do Campeonato Nacional de Juniores A, não correu de feição ao conjunto de Patrick Greveraars, apesar do domínio exercido.

Já os sub-13 não tiveram dificuldades em somar mais três pontos na I Divisão do Distrital de Infantis. O marcador de 14-0 frente ao Valadares é esclarecedor acerca da superioridade dos pequenos Dragões.

Não é Portista quem quer, só é Portista quem pode.

Natação Portista volta a brilhar

A estafeta feminina sénior do F.C. Porto Império Bonança, composta por Sara Oliveira, Cláudia Moreno, Alexandra Oliveira e Sara Loureiro, que já na sexta-feira tinha batido o recorde nacional absolutos dos 4x200m livres, bateu este sábado o recorde nacional absoluto dos 4x100m livres com a marca de 3:56.91.

Esta marca retira quase três segundos ao anterior recorde nacional absoluto, que pertencia ao Sporting, com 3:59.99, desde Julho de 2004.

Não é Portista quem quer, só é Portista quem pode.

sábado, 29 de março de 2008

A Velha Rotina Interna

Não podia ter sido melhor o arranque da fase decisiva do Nacional da I Divisão para os pupilos de Franklim Pais. No primeiro encontro do play-off, os Dragões receberam e bateram inapelavelmente o Gulpilhares, por expressivos 7-0, com Reinaldo Ventura em grande plano ao apontar quatro golos pelos portistas.
Depois do domínio evidente ao longo de toda a fase regular do campoenato, a formação portista entrou na derradeira ronda da competição decidida a ultrapassar rapidamente o primeiro adversário na corrida pela renovação do título. Os Dragões revelaram em pleno as qualidades que lhes atribuem a hegemonia na modalidade em Portugal, consumando o domínio na goleada registada após os 50 minutos da partida. De resto, ao intervalo já se percebia que a tendência do encontro seria, inequivocamente, favorável aos azuis e brancos, com o melhor marcador do campeonato a assumir, neste período, um papel cimeiro na história do jogo. Reinaldo Ventura apontou os quatro tentos que atribuíam a vantagem portista ao intervalo.

O segundo tempo serviu sobretudo para a confirmação do domínio do F.C. Porto, expresso na prática através dos golos de Filipe Santos, que marcou por duas vezes, e de Emanuel Garcia, autor de um remate certeiro, que estabeleceram o desfecho final da partida.

Está assim dado o mote para o que resta da primeira etapa do play-off, que volta a juntar as duas formação no próximo sábado, num encontro a disputar em Gulpilhares e que, em caso de triunfo portista, pode selar, desde já, a qualificação azul e branca para a próxima ronda do campeonato.

Não é Portista quem quer, só é Portista quem pode.

Perder sem perder a esperança

O F.C. Porto Vitalis não iniciou o play-off da Liga 2007/08 da melhor forma, tendo consentido o triunfo do S. Bernardo, ainda que pela vantagem mínima (25-26), no primeiro jogo dos quartos-de-final da prova. Face ao resultado verificado em Santo Tirso, os Dragões vêem-se agora obrigados a vencer no terreno do adversário, de modo a garantirem a realização de um terceiro desafio.

O encontro 2 entre o conjunto azul e branco, cujos golos desta tarde foram apontados por Eduardo Coelho (6), Ricardo Moreira (5), Pedro Solha (4), Bosko Bjelanovic (4), Tiago Rocha (2), Siarhei Kavalenka (1), Álvaro Rodrigues (1), Filipe Mota (1) e Carlos Martingo (1), e o S. Bernardo acontece já na próxima quarta-feira, às 21h00, em Aveiro.

Não é Portista quem quer, só é Portista quem pode.

Viagem dificil á Terra dos Pastéis

Precisamente uma semana depois da Final da Taça da Liga (ou Taça da Moral como eu gosto de lhe chamar), eis que regressa a Liga que começou na Sexta com mais uma vitória do Guimarães que cada vez mais ameaça ser o Vice deste Ano, contudo é no Domingo que se disputará aquele jogo que a nós Portistas nos desperta mais interesse. Estou a falar, como é obvio, do Jogo do Restelo ante o Belenenses, e conhecendo a equipa de Jorge Jesus e o excelente trabalho que este futuro Técnico do Benfica (digo eu) tem feito na equipa do Pastéis deduzo que o FC Porto terá pela frente uma missão muito difícil, e não nos esqueçamos que os outros ditos “grandes” perderam pontos neste Estádio e que a equipa de Belém veio ao Dragão roubar os primeiros Pontos á equipa Portista. Perante este cenário toda a cautela é necessária e conhecendo o Prof. Jesualdo e o seu Medo habitual não será de esperar grandes alterações ao seu onze e esquema habitual e sendo assim o FC Porto deverá alinhar da seguinte forma (sistema táctico: 4x3x3):

Guarda-redes: Helton
Defesa Direito: José Bosingwa
Defesa Esquerdo: Jorge Fucille
Defesa Central: Pedro Emanuel (Capitão)
Defesa Central: Bruno Alves
Médio: Paulo Assunção
Médio. Raul Meireles
Médio: Lucho Gonzales
Avançado: Lisandro Lopez
Avançado: Ricardo Quaresma
Ponta Lança: Ernesto Farias

Não creio que seja desta que Hélder Barbosa e Rabiola entrem de inicio dado que apostas em novos jogadores é algo que o Prof. nunca faz e pelos vistos nunca fará mesmo que o Titulo de Campeão esteja tão perto. Espero sinceramente que este jogo não tenha casos e que o Bruno Alves tenha mais calma nas entradas que faz senão andaremos a semana toda a comentar e bater no mesmo (o facto de se andar sempre a bater no assunto Bruno a meu ver tem a ver com o fraquíssimo nível do nosso Futebol, mas isto são outras conversas que a seu Tempo serão faladas).

Não é Portista quem quer só é Portista quem pode.

Convocados para Belém

A estreia de Rabiola e os regressos de Bolatti, Bosingwa, Hélder Barbosa e Paulo Assunção são as principais novidades da convocatória divulgada este sábado por Jesualdo Ferreira, tendo em vista a deslocação ao terreno do Belenenses (agendada para as 19h00 de domingo), da qual saíram, em relação ao jogo frente ao Leixões, Castro, Cech, Sektioui e Stepanov.

A lista de eleitos foi conhecida após o treino de hoje de manhã – que concluiu a preparação dos Bicampeões Nacionais para este desafio, da 24ª ronda do campeonato –, do qual esteve ausente Sektioui, engripado, e no decorrer do qual Cech fez apenas tratamento. A reavaliação do lateral, que ontem se lesionou, revelou uma rotura muscular na face anterior da coxa esquerda.

A comitiva azul e branca, que inclui os convocados Adriano, Bolatti, Bosingwa, Bruno Alves, Farías, Fucile, Hélder Barbosa, Helton, João Paulo, Kazmierczak, Lino, Lisandro, Lucho González, Nuno, Paulo Assunção, Pedro Emanuel, Quaresma, Rabiola e Raul Meireles, concentra-se ainda este sábado, depois do início da tarde, no Estádio do Dragão, de onde parte para estágio.
Não é Portista quem quer, só é Portista quem pode.

Entrar a ganhar

A primeira jornada dos Campeonato Nacionais Absolutos de Natação, que decorrem em Coimbra, encerrou da melhor forma para o F.C. Porto Império Bonança, que registou dois recordes nacionais.

A estafeta masculina, composta por Paulo Santos, João Carvalho, Gil Pinto e Luis Monteiro, bateu o máximo nacional absoluto dos 4x100m livres masculinos, com o tempo de 3:28.33. Poucos depois, a equipa feminina, composta por Sara Oliveira, Cláudia Moreno, Alexandra Oliveira e Sara Loureiro, superou o recorde nacional absoluto dos 4x200m livres, com o tempo de 8:35.68.

Não é Portista quem quer, só é Portista quem pode.

sexta-feira, 28 de março de 2008

Estrelas do passado: Valdemar Mota

Valdemar Mota foi médio/extremo direito de elevada qualidade que representou o Futebol Clube do Porto nas décadas de 20 e 30.
Foi o primeiro atleta do FCP a participar nos Jogos Olímpicos, nomeadamente os Jogo Olímpicos de Amesterdão de 1928, em representação de Portugal e marcou o primeiro golo da Selecção contra o Chile nessa competição.
Vestiu a camisola da Selecção Nacional por 21 vezes e em uma dessas vezes marcou 3 golos contra a Selecção de Itália, um jogo que Portugal venceu por 4-1.
No Futebol Clube do Porto desde os iniciados, Valdemar Mota já como sénior, fez parte da equipa treinada por Joseph Szabo que durante as épocas de: 1927/28 e 1934/35, venceu 1 Campeonato da Liga, 1 Campeonato de Portugal e 8 Campeonatos do Porto.
Formou juntamente com Pinga e Acácio Mesquita o célebre meio-campo do equipa portista que ficou apelidado de “os três diabos do meio-dia” depois do FCP ter vencido em alturas do natal de 1933 o First de Viena e uma Selecção da Budapeste, jogos que foram realizados por volta do meio-dia.
Depois de abandonar o futebol, Valdemar Mota ficou ligado ao comércio. Possuía uma mercearia fina que tinha clientela seleccionada, o estabelecimento ficava próxima da entrada do Mercado do Bolhão e era frequentada pela burguesia da cidade do Porto.

quinta-feira, 27 de março de 2008

E lá nos vimos Gregos outra vez

Portugal voltou a perder com a Grécia, desta feita por 2-1, num jogo amigável de preparação para o UEFA EURO 2008™, realizado em Dusseldorf, na Alemanha. A turma das "quinas" não conseguiu a desforra da derrota na final do último Campeonato da Europa, vergada por uma formação que foi mais forte colectivamente. Numa partida aguardada com grande expectativa, que colocava em confronto o campeão e o vice-campeão europeu pela primeira vez desde a final do UEFA EURO 2004™, a principal interrogação era mesmo se Portugal conseguia corrigir o resultado dessa partida ou se os gregos confirmavam a superioridade nos confrontos directos. Luiz Felipe Scolari apresentou diversas novidades, com Fernando Meira e Miguel Veloso no meio-campo defensivo e Carlos Martins a distribuir. Nuno Gomes começou na frente, com Simão Sabrosa e Ricardo Quaresma nas alas.


Foi com Portugal em crescendo que a Grécia chegou ao 1-0. Na cobrança de um livre directo, o ex-benfiquista Georgios Karagounis rematou colocado ao ângulo direito da baliza de Ricardo. Um grande golo que, de certa forma, "congelou" o jogo. Portugal passou a ter o domínio, mas não conseguiu derrubar a bem organizada defensiva contrária até ao intervalo. Após o descanso, Scolari efectuou várias mexidas, que se reflectiram no rendimento de Portugal, e a Grécia passou a controlar por completo as operações, trocando a bola com facilidade e explorando as desmarcações dos seus jogadores. E num desses lances, os gregos arrancaram mais uma falta sensivelmente na mesma posição que deu o 1-0, e Karagounis, desta feita de livre indirecto, repetiu o feito, e fez o segundo da noite, decorria o minuto 59.


Parecia que esta iria ser uma noite negra para a turma portuguesa, mas a equipa continuou a atacar e conseguiu reagir à adversidade, aos 75 minutos. O entrado Miguel centrou da direita para o também entrado Hugo Almeida, este serviu Nuno Gomes de cabeça para o desvio vitorioso do avançado do Benfica. Um golo que assegurou um final de partida com mais emoção. Nuno Gomes esteve perto do golo aos 87 minutos, com um golpe de cabeça defendido por Antonios Nikopolidis. Logo a seguir, Jorge Ribeiro rematou cruzado da esquerda, muito próximo do poste, no último esforço da turma portuguesa para alcançar um empate, que acabou por não aparecer.

Dragões nas Selecções

Sete jogadores do F.C. Porto estiveram, esta quarta-feira, em acção pelas respectivas selecções nacionais. Para além dos portugueses Quaresma, Bruno Alves e Raul Meireles, também Lucho e Lisandro, Marek Cech e ainda Tarik alinharam nos encontros particulares das suas equipas nacionais.

A representar a selecção portuguesa, que saiu derrotada face à Grécia, por 2-1, estiveram Ricardo Quaresma, que alinhou de início, bem como Bruno Alves, entrado ao intervalo, e Raul Meireles, chamado à partida aos 67 minutos.

No encontro entre a Argentina e o Egipto, disputado no Cairo, dois Dragões vestiram as cores da selecção sul-americana: Lucho foi titular, enquanto Lisandro entrou na partida a quatro minutos dos noventa. A Argentina venceu o encontro particular por 2-0.

Em plano de destaque esteve Tarik, que marcou ao serviço da selecção de Marrocos. O avançado azul e branco foi o autor do segundo golo do triunfo marroquino perante a Bélgica, 4-1, acabando por sair lesionado poucos minutos depois.

Marek Cech foi igualmente chamado ao onze inicial da selecção da Eslováquia, que perdeu na recepção à Islândia, por 2-1. O lateral portista alinhou os noventa minutos neste encontro de carácter particular.

Não é Portista quem quer, só é Portista quem pode

quarta-feira, 26 de março de 2008

A Vingança do Leixões

Ficha de Jogo

Liga Intercalar 2007/08
9ª Jornada do Campeonato da Primavera (26 de Março de 2008)
Estádio do Mar, Matosinhos

Árbitro: Ivan Vigário
Assistentes: Paulo Nogueira e Tiago Costa
4º Árbitro: Pedro Ramalho

Leixões: Jorge Baptista; Daniel, Nuno Diogo, Élvis e Ezequias; Jorge Duarte «cap.», Jaime e Pedro Cervantes; Arsénio, Fernando e Cacheira
Jogaram ainda: Hugo Morais, Diogo Valente, Freitas, Oliveira e Sonié
Treinador: João Fonseca

F.C. Porto: Ventura; Paulinho, Tengarrinha, Stephane e Graça; Castro «cap.», Ramon e Marco Aurélio; Miguel Galeão, Josué e Rabiola
Jogaram ainda: Amorim e Caetano
Treinador: João Pinto

Ao intervalo: 0-1
Marcadores: Rabiola (34 min), Cacheira (86 min) e Jaime (90 min)
Disciplina: Cartão amarelo para Miguel Galeão (37 min)

Se existem situações em que o resultado final não espelha o que decorreu no terreno de jogo, esta é, certamente, uma delas. A jovem equipa dos Dragões fez frente a uma mais experiente formação do Leixões e esteve em vantagem até bem perto do final do encontro, que sofreu uma inesperada e injusta reviravolta nos seus derradeiros instantes.

Castro, fazendo jus à braçadeira de capitão que esta tarde envergou, foi o primeiro a assumir um papel de destaque, quando à passagem dos 20 minutos lançou o primeiro aviso à defensiva contrária, através de um potente remate à entrada da área leixonense, que obrigou o guarda-redes adversário a uma intervenção apertada. Da ameaça, a equipa azul e branca passou à acção, construindo com primor o lance do tento inaugural da partida: aos 34 minutos, Marco Aurélio serviu na perfeição Rabiola, que isolado perante Jorge Baptista soube dar a melhor sequência à solicitação, atirando a contar para atribuir a justa vantagem ao evidente domínio portista.

Foi já em contagem decrescente para o apito final do árbitro, depois de uma etapa complementar de toada dividida, que o Leixões logrou dar a volta ao marcador, com Cacheira, aos 86 minutos, e Jaime, aos 90, a atribuirem um imerecido desfecho à repartida contenda.

Não é Portista quem quer, só é Portista quem pode.

terça-feira, 25 de março de 2008

Taça de Portugal de Andebol

O F.C. Porto Vitalis vai defrontar o Madeira SAD nos quartos-de-final da Taça de Portugal, em jogo a realizar no próximo dia 1 de Maio. O resultado do sorteio, que colocou no caminho dos actuais detentores do troféu o conjunto insular, foi conhecido ao final da tarde desta terça-feira.

Na corrente edição da prova, os Dragões eliminaram já o Alavarium (19-37), do Campeonato Nacional da 1ª divisão, num encontro em que a equipa de Carlos Resende foi claramente superior, fazendo jus à sua condição de vencedora das duas últimas edições.

Não é Portista quem quer, só é Portista quem pode.

O Apito do Seleccionador de Sofá

Ora bem, mais uma vez vou escrever umas linhas sobre o já tão aborrecido Tema que é o Apito Dourado. Já tanto se falou nisto que o Apito já deve ter perdido a sua cor de Dourado e começa a surgir a cor Negra… Mas cor Negra porque? Muito simples, é que com uma Comunicação Social como a nossa que está a seguir um caminho populista e que em nada se preocupa em informar (veja-se por exemplo o Caso da Escola Carolina no Porto, em que tanto se fala e nada se diz), mas sim em fazer dinheiro nem que seja á custa da imagem do Melhor Clube Português da actualidade que é o FC Porto (isto segundo os Estrangeiros porque cá dentro já sabemos que é sempre o mesmo)

Não sei se existem realmente Culpados, se houve ou não Corrupção, mas custa-me ver uma noticia no Le Monde, ou até mesmo no El Pais afirmando que o FC Porto poderá estar envolvido em casos de Corrupção e certas pessoas adeptas de um DITO clube estarem a celebrar este facto… Onde está o vosso Patriotismo? Serão estes Portugueses ou Apátridas? Eu tinha Vergonha se o sucesso do meu clube dependesse da desgraça de alheios e ainda por cima desgraça esta que deixa mal o NOSSO futebol e o nosso PORTUGAL.

Passando a outro assunto bem mais interessante que é a nossa Selecção e as escolhas de Scolari para o confronto ante a Grécia; toda a gente ficou surpreendida com a chamada de Rui Patrício em detrimento de Quim, eu na minha opinião e com base no que tenho visto do jovem Patrício não fico surpreso com esta chamada, o que me deixa perplexo é o facto de Portugal Sub 21 ter um jogo de Mata Mata frente á Bulgária e vai ter a defender a sua baliza um ilustra desconhecido… Não seria melhor o Patrício na equipa de Sub 21 para ajudar esta a qualificar-se, do que estar no banco da Selecção A a ver o Ricardo a jogar? E o Moutinho, porque não vai dar o seu contributo ao Sub 21 que de tanta ajuda precisam? E Miguel Veloso qual a lógica da sua chamada á Selecção A? O Veloso nem tem feito grandes jogos… E o caso mais engraçado a meu ver é o de Carlos Martins que coincidência ou não depois de ter marcado um Grande Golo ao Real Madrid e ter tido a NOSSA Comunicação Social a segui-lo para todo o lado, eis que é chamado por Scolari e o mais cómico é este dizer que o Carlos Martins estava a ser observado há muito… Observado? Há muito? Por quem? Pelo Homem Invisível ou pelo Seleccionador de sofá?

Não é Portista que quem só é Portista quem pode

Resultados da Sondagem de Março

Fica aqui uma apresentação dos resultados da Sondagem que esteve no Blog quase até ao final do Mês de Março.

Deverá Pinto da Costa renovar com Jesualdo Ferreira?

Não creio que o faça : 5 votos (27%)

Claro que deve!!: 9 votos (50%)

Por mim o Prof pode ir embora: 3 votos (16%)

É me indiferente: 1 voto

A maioria ,embora não seja absoluta, dos Votantes deseja a continuidade de Jesualdo á frente da equipa. Presumo que seja por causa do bom trabalho que o Prof, está a realizar esta época apesar de na Champions ter ficado aquém das expectativas.

segunda-feira, 24 de março de 2008

Os Jovens Portistas

A equipa de sub-17 do F.C. Porto terminou no quarto lugar a sua participação no Torneio Taça Ibérica, que se disputou nos últimos dias, em Mafra. Na partida de atribuição do terceiro e quarto lugares, que podia valer um lugar no pódio, os jovens azuis e brancos acabaram derrotados pelo Sevilha por 1-0.

Noutras nóticias do Futebol Juvenil, o Departamento de Scouting da F.C. Porto – Futebol, SAD organiza no próximo dia 28 de Março, no Estádio do Jamor, mais uma jornada de observação de atletas candidatos a craques, no âmbito do Dragon Dream. Esta iniciativa juntará 120 jovens, dos escalões sub-10, sub-11, sub-12 e sub-13.
Depois de Lousada e da Madeira, organizações marcadas pelo sucesso, este será mais um evento com a chancela do F.C. Porto que promete tornar-se inesquecível para os jovens que prestarão provas.
O Director de Relações Externas e Expansão do F.C. Porto, Vítor Baía, marcará presença nesta etapa do Dragon Dream, assistindo a alguns dos exercícios ministrados durante a manhã.

Não é Portista quem quer, só é Portista quem pode.

domingo, 23 de março de 2008

Feliz Páscoa

Desejo uma Boa Páscoa aos colaboradores e amigos do Mística Azul e Branca e a todos os Leitores deste pequeno espaço.

Não é Portista quem quer, só é Portista quem pode

Estrelas do passado: Barrigana

Barrigana, ou o “mãos de ferro” como lhe chamou um jornalista francês após um jogo da Selecção Nacional, nasceu no dia 28 de Abril de 1922.
Começou a jogar futebol no Montijo, mas aos 18 anos ingressou no Sporting onde se manteve três épocas. Entretanto surgiu o interesse do Futebol Clube do Porto que procurava um guarda-redes para o lugar do húngaru Béla Andrásik. Assim com 21 anos, Barrigana mudou-se para a cidade do Porto e rapidamente agarrou a titularidade da baliza portista.Infelizmente não ganhou qualquer título com a camisola do FCP apesar de ter estado 14 anos no clube, mas nessa altura os azuis e brancos atravessavam uma fase má onde estiveram afastados dos títulos ao longo de 16 temporadas.
Em 1947 recebeu uma oferta do Vasco da Gama que o queria contratar e lhe oferecia 10 vezes mais do que aquilo que ganhava no Futebol Clube do Porto, mas Barrigana rejeitou e preferiu continuar de Dragão ao peito.
Curiosamente o Futebol Clube do Porto sagrou-se Campeão Nacional logo após a saída de Barrigana. Yustrich chegou para treinar a equipa portista e dispensou o guardião que se mudou para o vizinho Salgueiros. No clube de Paranhos esteve durante três temporadas, até abandonar a carreira de futebolista em 1958.
Estreou-se pela Selecção Nacional no dia 21 de Março de 1948 e foi 12 vezes internacional.
O Mãos de Ferro morreu no dia 30 de Setembro de 2007 no Hospital de Águeda, vitima de doença pulmonar.

24 Curiosidades sobre o FC Porto

1ª - Segundo o "Worldwide Historical Clubs Ranking", o Futebol Clube do Porto é considerado o maior clube português, o 10º maior da Europa e o 20º maior do Mundo

2ª - O FC Porto é o clube português com mais títulos internacionais, o 3º da Península Ibérica, o 9º da Europa e o 16º do Mundo

3ª - O FC Porto é o clube português com maior número de títulos, contando actualmente 265 títulos oficiais (somando: Internacionais, Nacionais e Regionais) e 110 títulos oficiais (somando apenas: Internacionais e Nacionais) NOTA: Este ranking encontra-se falseado ja que foi somado ao palmarés do SL Benfica 15 campeonatos nacionais de escolinhas, escalão esse que nunca teve tal competição. Na verdade, descontando esses 15 títulos ao SL Benfica, o FC Porto é o líder com 110 e Benfica em segundo com 107.

4ª - O FC Porto é o clube europeu com mais títulos no século XXI. Entre campeonatos, taças, supertaças e troféus internacionais, os portistas solidificaram uma hegemonia que não encontra rival à altura nos 25 países mais cotados da UEFA. O FC Porto soma 14 títulos só no século XXI, Bayern de Munique e Liverpool com 10 cada um são os mais próximos

5ª - O FC Porto é o clube português com maior número de títulos no Futebol, contando actualmente 110 títulos oficiais (2 Taças Intercontinentais / Mundiais de Clubes; 2 Taças / Liga dos Campeões Europeus; 1 Taça UEFA; 1 Supertaça Europeia; 22 Campeonatos Nacionais de Séniores; 17 Taças de Portugal; 15 Supertaças de Portugal; 19 Campeonatos Nacionais de Juniores; 17 Campeonatos Nacionais de Juvenis; 12 Campeonatos Nacionais de Iniciados; 2 Campeonatos Nacionais de Infantis) contra 107 do Benfica e 76 do Sporting

6ª - O FC Porto é o clube português com mais títulos internacionais (6), tem mesmo mais que todos os outros clubes portugueses juntos

7ª - O FC Porto é o único clube pentacampeão nacional

8ª - O FC Porto é o clube com mais Supertaças Nacionais conquistadas

9ª - O FC Porto já disputou 22 das 28 finais da Supertaça Nacional

10ª - O FC Porto conseguiu, até hoje, fazer a "Dobradinha" por 5 ocasiões (1955/56; 1987/88; 1997/98; 2002/03; 2005/06), ou seja, ser Campeão Nacional e Vencedor da Taça de Portugal, na mesma época

11ª - O FC Porto já fez o pleno nacional ou seja, fez a "Tripla" por 3 vezes (1997/98; 2002/03; 2005/06), ou seja, ser Campeão Nacional, Vencedor da Taça de Portugal e Vencedor da Supertaça Nacional, na mesma época

12ª - O FC Porto é o clube português com mais participações na Liga dos Campeões com o formato actual falhando apenas na época 1994-95, e na época 2002-03, quando venceu a Taça UEFA

13ª - O FC Porto tem um dos melhores registos mundiais de invencibilidade nas competições internacionais, em casa, 29 jogos (1974/75 até 1987/88)

14ª - O FC Porto é o único clube português que conseguiu vencer na mesma temporada o campeonato, a Taça de Portugal e a competição Europeia em que esteve envolvido (em 2003)

15ª - O FC Porto é o clube português com mais botas de ouro conquistadas

16ª - O FC Porto contém nos seus quadros futebolísticos, uma das maiores referências da história do futebol português e particularmente do FC Porto, Vítor Baía. Actualmente, Baía é o jogador com mais títulos da história do futebol mundial, com 32. Atrás aparecem Pelé e Rijkaard com 25 cada um

17ª - O FC Porto tem, segundo o seu último relatorio e contas, 83.669 sócios pagantes. No ano anterior o clube tinha 86.229, tendo por isso perdido 2560 sócios no espaço de um ano

18ª - O FC Porto é o único clube português que faz parte do Grupo G-14, o grupo dos clubes mais poderosos da Europa

19ª - Segundo o Ranking Histórico Mundial de Clubes, o Futebol Clube do Porto é considerado, em termos de currículo, o maior clube português, o 10º maior da Europa e o 17º maior do Mundo

20ª - Tendo em conta um estudo realizado em 2004 pela FutureBrand, uma empresa americana especializada em consultoria de marcas, o FC Porto é a marca mais valiosa do futebol português. O estudo apresenta as 30 marcas mais cotadas do futebol europeu e Portugal conta apenas com um representante, o FC Porto. O estudo teve em conta factores como: o valor das marcas, a lealdade dos adeptos, a capacidade de conseguir aumentar a venda de bilhetes para os jogos e o valor financeiro do clube. Neste ranking de marcas europeias, o FC Porto ocupa a primeira posição em Portugal e a 27ª na Europa. Um estudo semelhante efectuado em 2007 pela empresa alemã BBDO remete o FC Porto para o 2º posto nacional (atrás do SL Benfica), embora a nível europeu o clube se encontre melhor posicionado do que no estudo da FutureBrand, no 21º lugar

21ª - O FC Porto é, segundo o "World Clubs Ranking" do site Rink-Hockey.net, o maior clube português e o 4º maior do Mundo de hóquei em patins

22ª -O FC Porto é o clube português que junta maior número de títulos no andebol, hóquei em patins, bilhar e natação; em ciclismo, é o que já venceu mais Voltas a Portugal (23 somando individuais e colectivas)

23ª -Tendo em conta apenas os designados "3 Grandes", o FC Porto é o clube português que já conquistou mais títulos no hóquei em campo e no voleibol

24ª -O FC Porto, em duas edições da Liga Nacional de futebol de praia, sagrou-se campeão em 2005 e classificou-se em 3ºlugar em 2006

Não é Portista quem quer, só Portista quem pode.

Natação Portista nos Europeus

A nadadora portista, recordista nacional da mariposa, voltou a disputar uma prova nos Europeus de Eindhoven, na Holanda, alcançando, esta sexta-feira, o 21º lugar nos 200 m mariposa, com um tempo de 1:00.21 minutos.

Por apenas 24 centésimos de segundo, Sara Oliveira não conseguiu a qualificação para as meias-finais da distância, de que é, de resto, detentora do máximo nacional desde Julho de 2007, com 59.66 segundos.


Não é Portista quem quer, ~so é Portista quem pode.

Jovens Dragões ganham TUDO!!!

Sábado de sucesso para as equipas de formação do F.C. Porto, que alcançaram a vitória em quatro torneios de Páscoa, provas que confirmaram a qualidade do trabalho desenvolvido pelos jovens Dragões durante a presente temporada.

Em sub-16, o F.C. Porto conquistou o Torneio de Baião, depois de ter derrotado o Penafiel na final, em sub-13, os azuis e brancos venceram o Feirense, no Torneio de Albergaria, e o Sevilha, no Torneio de Albufeira. Para completar um dia repleto de festejos, os sub-11 derrotaram o Sporting na partida decisiva do Torneio do Marialvas.

Não é Portista quem quer, só é Portista quem pode.

sábado, 22 de março de 2008

Outra vez o Apito

Estava eu a navegar pela Net e deparei-me com este Texto que em muito revela o que penso do Processo Apito Dourado e que me faz ter um pouco de vergonha de dizer que trabalho com a Justiça que deveria ser cega, mas ao que parece não é… Vejamos o Artigo:

Já viu e reviu os seus escandalosos FC Porto-Estrela da Amadora, Beira-Mar-FC Porto ou Nacional da Madeira-Benfica?

Conseguiu distinguir, comparando esses jogos com o de hoje, o que é uma arbitragem tendenciosamente encaminhadora do jogo num só sentido?

Já viu, já analisou, Maria José, o Campomaiorense-FC Porto, os Sporting-FC Porto quando o Mourinho era o treinador dos dragões e, especialmente, já viu e analisou, Maria José, os jogos, um montão de jogos, do Benfica quando foi campeão pela última vez?

Terá a Maria José capacidade e seriedade bastantes para saber distinguir, em que jogos os árbitros demonstraram maior empenho em influenciar o sentido e desenvolvimento dos jogos?

Terá a Maria José vontade e isenção suficientes para comparar a existência desse empenho de intervenção directa no desenrolar destes jogos que citei com o resultado da sua análise aos jogos da sua obstinação?

Pode crer, Maria José, a minha capacidade de raciocínio é precária e de acordo com essa capacidade, eu não consigo acreditar e não consigo confiar na sua isenção e na sua seriedade.

Eu olho, obviamente através da televisão, para o seu semblante carregado e obstinado e, sinceramente Maria José, não consigo adivinhar, no interior desse rosto, a inteligência que por aí se apregoa.

Na minha opinião, os obstinados e profundamente estudiosos, são-no porque têm necessidade de compensar a debilidade do seu próprio raciocínio e, penso eu, é neste tipo de pessoa, quando egocêntrica e petulante, que floresce a génese das tragédias e das guerras.

Por isso, no Apito morgado e o sonho, eu digo: - Deus nos livre e guarde do betão feito com livros, areia e cimento.

Não se pode confiar em todos os blogs e em todos os foruns, mas a verdade é que já li em alguns que o seu marido, Maria José, é conselheiro do Benfica e amigo pessoal do presidente encarnado.

Sinceramente não sei se é verdade e também não sei se é mentira.

E se for verdade, qual a legitimidade e alcance do meu pensamento?

E se for verdade, poderão os meus pecaminosos pensamentos perguntar quem enviou, porquê e para quê, o dossier ao presidente do Benfica e para que serviram eles tanto tempo na posse do Benfica, com o beneplácito, penso eu, da PJ e Ministério Público?

E se for verdade, poderão os meus pecaminosos pensamentos acreditar que a Maria José analisou esse dossier, delineou estratégias e influenciou a publicação do Eu Carolina?

E se for verdade, poderão os meus pecaminosos pensamentos pensar que por detrás da perseguição ao FC Porto está uma enormíssima e mafiosa cabala?

Não, não podem. Os meu pecaminosos pensamentos não têm esse direito.

Os meus pecaminosos pensamentos só têm o direito de desejar que a Scotland Yard nos invada e investigue TUDO e TODOS a pente fino.
Infelizmente só em sonhos se pode sonhar.

Sinceramente, Maria José, desejo ardentemente que leve a sua avante, só para eu ter o prazer de ouvir o estrondo do seu espalhanço ao comprido em pleno tribunal e vê-la esborrachada no soalho das causas perdidas.

Fonte: Futebolar é falar Futebol

Pergunto eu ,e se calhar ficarei sem resposta, mas se a Sra. Dra. Morgado foi nomeada para combater a Corrupção em Portugal porque insiste tanto neste caso? Mas não existirá Corrupção noutros lados? Não haverá Corrupção nas Câmaras Municipais? Nos Empreiteiros? Não percebo, a não ser que o FC Porto incomode muita gente...

Sabem meus amigos, o que mata este Processo é a sua falta de coerência, senão o galo cantava de outra maneira...

Não é Portista quem que só é Portista quem pode

sexta-feira, 21 de março de 2008

Os 8 do Basquetebol

O sorteio da final 8 da Taça de Portugal, realizado ao princípio da tarde de hoje, ditou novo encontro entre F.C. Porto Ferpinta e Barreirense, adversário que os Dragões superaram nos quartos-de-final da Taça da Liga, três dias antes de arrebatarem o troféu perante a oposição da Ovarense.


Sensivelmente dois meses depois da vitória portista, por 78-69, na primeira de três partidas que resultaram na conquista da Taça da Liga, as equipas de Alberto Babo e António Paulo Ferreira voltam a encontrar-se nos quartos-de-final de outra competição, disputando a primeira partida do segundo dia da final 8 da Taça de Portugal, que decorrerá de 3 a 6 de Abril, em Elvas.

Nos oitavos-de-final, os azuis e brancos superaram o Sampaense, vencendo por 54-77, com os 24 pontos e 11 ressaltos do norte-americano Frederick Gentry a garantirem-lhe um plano de destaque do qual só Nuno Marçal conseguiu aproximar-se, convertendo 20 pontos, conquistando três ressaltos e realizando quatro assistências.

O alinhamento da final 8:

Quinta-feira, 3 de Abril
V. Guimarães-Física de Torres Vedras (18h)
Ovarense-CAB Madeira (20h)

Sexta-feira, 4 de Abril
Barreirense-FC Porto Ferpinta (19h)
Ginásio-Benfica (21h)

Não é Portista quem quer, só é Portista quem pode.

Treinar e perder

Ficha de Jogo

Liga Intercalar 2007/08
3ª Jornada do Campeonato da Primavera (21 de Março de 2008)
Estádio AXA, em Braga

Árbitro: Sérgio Pereira
Assistentes: Serafim Nogueira e José Ribeiro
4º Árbitro: Fernando Montenegro

SC Braga: Dani; João Pereira, Paulo Jorge «cap.», Rodriguez e Carlos Fernandes; Contreras, Vandinho e César Peixoto; Zé Manel, Matheus e Linz
Jogaram ainda: Wender, Roberto Brum, Jaílson, Frechaut e MiguelitoNão utilizados: Paulo Santos e Breno
Treinador: Manuel Machado

F.C. Porto: Nuno; Eridson, João Paulo «cap.», Stephane e Lino; Bolatti, Castro e Kazmierczak; Mariano, Adriano e Hélder Barbosa
Jogaram ainda: Chula e Marco AurélioNão utilizados: Ruca, Graça, Miguel Galeão e Josué
Treinador: Rui Barros

Ao intervalo: 0-0
Marcadores: Frechaut (90 min)
Disciplina: Cartão amarelo para João Pereira (50 min), Wender (51 min).

Numa partida marcada pelo equilíbrio durante 89 minutos, o tento minhoto, apontado em cima do apito final do árbitro, acabou por valer um imerecido triunfo bracarense, na partida relativa à 3ª jornada do Campeonato de Primavera da Liga Intercalar disputada esta sexta-feira, em Braga. A disputa foi sempre dividida, com ambos os conjuntos a procurarem o sucesso, que acabou por pender para a formação mais feliz.
Perante um adversário que chamou à partida vários dos principais intervenientes da primeira equipa, os Dragões entraram em campo dispostos a dar continuidade ao bom momento vivido nesta fase da prova. Não tardou, portanto, a surgir a primeira boa ocasião azul e branca no encontro, com Adriano a aparecer em posição privilegiada na área bracarense, após um lance de bom entendimento colectivo, rematando por cima da baliza minhota.

Antes ainda do apito final, o guarda-redes minhoto haveria de voltar a estar em destaque, quando parou um poderoso remate de Marco Aurélio, travando com sucesso a vantagem portista. Foi com um travo de injustiça que, em cima do final da partida, o Braga chegou ao golo da vitória, apontado por Frechaut, atribuindo um castigo imerecido à atitude e empenho revelados pelos Dragões ao longo do encontro.

Não é Portista quem quer, só é Portista quem pode

Ai, ai Quaresma

Como o assunto Bruno Alves já está mais do que batido e rebatido e a minha opinião sobre isto já conhecida por todos eis que é hora de voltar a olhar para o foro interno do nosso clube e começar a pensar quem sairá no final da época e um dos jogadores dos que estão na Lista e um dos que tem mostrado uma vontade de se ir embora é Quaresma que ao que parece ainda não aprendeu com os erros do passado e isto ficou bem vincado nesta frase que o mesmo proferiu numa entrevista dada ao jornal OJOGO, do qual tirei este excerto:

“Mas acredito que alguém possa pagar os 40 milhões no final da temporada. Vamos deixar terminar a temporada, pois tenho contrato e uma cláusula de rescisão. Mas já se sabe que um dia estamos num clube e outro dia noutro."

Quaresma já teve uma má experiência no estrangeiro, mais concretamente no Barcelona e muito por causa desta sua falta de humildade e de jogo para o colectivo. É verdade que Quaresma é um Super Jogador e isto ninguém o pode negar ou retirar, mas é um jogador que precisa de um Treinador que o ponha no sitio e pelo que vejo também precisa que alguém que o ajude nas suas declarações publicas para não dar azo a estas declarações que serão mais tarde utilizadas pelos difamadores e egoístas de Vermelho para tentarem destruir o ambiente de Paz que se vive no Dragão…

Não digo que nenhum dos jogadores que estão actualmente no plantel Portistas não queiram dar o salto para a Europa, contudo não o quererão fazer pelo facto de não estarem num grande Clube (porque ao contrario do que se vai passando aqui em Portugal, no Estrangeiro o Futebol Clube do Porto é o GRANDE de Portugal e não o tal do costume), mas sim porque o nosso Campeonato é no verdadeiro sentido do termo ridículo e não serve para um jogador crescer e dar nas vistas. Contudo na minha modesta opinião acho que o mágico 7 deveria ser mais comedido nestas declarações no que concerne á sua possível transferência, e acho que deveria optar por uma posição que é seguida pelo nosso El Comandante, que é a de que “estou muito bem onde estou e fiquemos por aqui…”

Quaresma se não está bem pode ir embora, mas não será para onde quiser e de duas coisa se deve recordar:

- Os jogadores passam mas o Clube fica e;

- No jogo do Bessa o FC Porto jogou muito bem sem o Quaresma.

Votos de uma Santa Páscoa para todos os leitores deste Blog. E os meus sinceros agradecimentos pelos elogios feitos ao Mística Azul e Branca, mas estes elogios também devem ser repartidos com o nosso amigo Paulo que tem feito um trabalho excelente sobre as antigas estrelas Portistas e que tomou conta aqui do Barco quando eu tive a minha Crise.

Não é Portista quem quer, só é Portista quem pode.

quarta-feira, 19 de março de 2008

Convocados para o Portugal x Grécia

Luiz Felipe Scolari voltou a chamar Carlos Martins à selecção nacional, para o encontro da próxima semana frente à Grécia, em Dusseldorf, a 26 de Março. Veloso, Moutinho e Simão também estão de volta, numa lista em que se destacam por outro lado as ausências de Petit, Maniche e Makukula. Deco e Bosingwa, lesionados, também não entram nas opções do seleccionador.

CONVOCADOS:
Guarda-redes: Ricardo e Rui Patrício
Defesas: Bruno Alves, Meira, Jorge Ribeiro, Pepe, Miguel, Caneira, Paulo Ferreira e Ricardo Carvalho
Médios: Carlos Martins, João Moutinho, Miguel Veloso e Raul Meireles.
Avançados: Cristiano Ronaldo, Hugo Almeida, Nani, Nuno Gomes, Quaresma e Simão

Dia do Pai

Não podia deixar passar em branco este dia que para os Pais e Filhos é tão especial, mas nunca se esqueçam de que o Dia do Pai são todos os dias do Ano porque eles são os nossos Maiores amigos e companheiros nas Horas Boas e Más sejam eles Portistas, Benfiquistas ou Sportinguistas… Podem não ser Perfeitos mas são os nossos Pais!!! O meu detesta Futebol, mas apesar de tudo eu ADORO-TE PAI!!!

terça-feira, 18 de março de 2008

A nossa Sarita

Sara Oliveira, nadadora do F.C. Porto, deu início esta terça-feira à sua participação nos Campeonatos da Europa 2008, que decorrem até 24 de Março na cidade holandesa de Eindhoven.

A recordista nacional nadou os 50 m mariposa em 28,08 segundos, tempo que lhe garantiu o 30º lugar da geral. Recorde-se que o melhor tempo nacional desta distância, que não integra a competição olímpica, pertence a Sara Oliveira e aos seus 27,63 s obtidos em Agosto passado, em Paris.

A nadadora portista volta a entrar em acção esta sexta-feira, competindo nos 100 m mariposa, seguindo-se a prova dos 200 m da mesma especialidade, agendada para domingo.

O Coroado sem Coroa

Já que ainda se fala da entrada de Bruno Alves e depois da insistência do canal que idolatra o Benfica que é a TVI eis que resolvi colocar aqui uns vídeos com lances e situações em que a Comunicação Social (deveria dizer antes Comunicação Benfiquista), não se indignou tanto nem o Sr. Coroado se armou em Mestre da Arbitragem. Vejamos então as “treilas”:



O Pitbull e o seu encanto



O Santo Luisão e para variar... Katsouranis, quem mais podia ser!!!



Perante estas cenas que já ninguém se recorda porque os jogadores não vestem de Azul e Branco não se andou a cantar nem a apelar para os Sumaríssimos… E por causa do Bruno Alves já se chegou ao ponto de um certo Comentador Coroado ter vindo com a sua estúpida ironia e mania que é a estrela vir mandar umas certas bocas para o Presidente do Conselho de Arbitragem… Eu pergunto a este Rei sem Coroa que é o Coroado, onde esteve ele, a TVI mais a sua indignação nestas cenas que ai mostro (e até poderia mostrar mais, mas fica para o futuro).

segunda-feira, 17 de março de 2008

Portugal dos pequeninos

Ora bem eis que depois de um período de indecisão e de alguma complicação emocional decidi meter mãos ao trabalho e continuar a dar força ao Mística porque o meu Amor pelo FC Porto ultrapassa tudo e todos e por muitos aziados(as) que por ai andem nunca deixarei que esta minha paixão caia por Terra.

Para esta minha Crónica, além do meu novo Nick e imagem vou destacar duas situações; uma delas (e que até agora ninguém falou) é que finalmente eu vi um Porto de Jesualdo Ferreira que conseguiu dar a volta a um resultado negativo, pois quando a nossa equipa começava a perder, por muito que trabalhasse e lutasse nunca dava a volta ao resultado, só que desta vez esta triste Sina não se repetiu e estando a perder por 1 a 0 com o Leixões a equipa Portista acabou por vencer por 2 a 1, o que me faz dizer ALELUIA e só espero que o Prof. consiga manter esta capacidade, porque já é hora de se acabar com esta malapata de vez.

A outra situação tem a ver com o titulo de que somos um Portugal dos Pequeninos, e isto porque já se fala a 7 ventos na Comunicação Social que o Bruno Alves deve ser sancionado com um famoso Sumaríssimo… Vejamos o Vídeo do lance que tanta tinta tem feito escorrer:



E agora eu pergunto e o que o Katsouranis fez ao João Moutinho também não seria merecedor de um Sumaríssimo? Vejamos o Vídeo:


Então como ficamos? Quando é o Bruno Alves (que no lance em causa esteve muito mal na minha opinião e deveria ter sido punido com cartão Vermelho directo, e também acho que o Bruno deveria aprender a ter mais contenção nos lances que disputa), é aqui d’el Rei que este é bruto, é assassino e por ai adiante, mas quando se trata de um Katsouranis que tem no seu currículo uma perna partida a Anderson está tudo bem e deixem lá que o moço até nem é mau rapaz. E não me venham cá com o Binya, porque este foi castigado e muito bem pela UEFA e suspenso das provas da UEFA, porque se o lance fosse aqui em Portugal nada se faria uma vez que este não é atleta do clube que é dos "Chocolatinhos e da Fruta" como está na moda chamar ao FC Porto… Somos mesmo um Portugal dos Pequeninos.

domingo, 16 de março de 2008

Agora chora...

Não foi por falta de iniciativa que os Dragões não alcançaram, este domingo, a qualificação para a fase final da Liga Europeia. Perante uma equipa de arbitragem permissiva e um adversário feliz, os Hexacampeões Nacionais acabaram por não conseguir fazer valer as suas intenções, apesar de nunca terem desistido de procurar inverter o rumo dos acontecimentos.

A felicidade caseira acabaria por surgir em plena fase de domínio portista, já na etapa complementar, com a eficácia ofensiva do Vic a revelar-se decisiva para o desfecho do encontro. Fica, ainda assim, a imagem de um Dragão que mostrou empenho e vontade de sucesso, lutando sempre contra as diversas contrariedades que foram surgindo no decorrer do jogo, fundamentais, contudo, para anular a digna reacção azul e branca.

Ficha do Jogo

Liga Europeia - Grupo B/6ª jornada (16 de Março 2008)

Pavilhão Olímpico de Vic, Espanha
Árbitros: Maximiliano Carmazzi e Angelo Perrone

Vic: Sergi Fernandez; Borja Lopez, Josep Roca «cap.» (1), Roma Bancells e Marc Torra (2)
Jogaram ainda: Jordi Adroher (1), Jordi Carbo e Pujadas
Treinador: Ferran Pujalte

F.C. Porto: Edo Bosch; Filipe Santos «cap.», Pedro Moreira, Reinaldo Ventura e Emanuel Garcia
Jogaram ainda: Caio, André Azevedo, Ricardo Figueira e Jorge Silva
Treinador: Franklim Pais

Ao intervalo: 1-0
Resultado final: 4-0

Disciplina: Cartão amarelo para Borja Lopez, Roma Bancells, Marc Torra, Jordi Carbo, Filipe Santos, Reinaldo Ventura, Emanuel Garcia, Caio e Jorge Silva. Cartão azul para Roma Bancells e Emanuel Garcia. Cartão vermelho para Jorge Silva.

Atacar o 1º Lugar

O F.C. Porto Ferpinta ascendeu à primeira posição da Liga, que volta a repartir com a Ovarense, no encontro que encerrou a antepenúltima jornada da fase regular, integralmente disputada em Vila Nova de Poiares, onde os Dragões somaram a nona vitória consecutiva, derrotando o CAB Madeira, por 74-56, e alcançando o parceiro de liderança, derrotado na véspera pelo Belenenses.

Na próxima jornada, a penúltima, que precede o reencontro decisivo com a Ovarense, os Dragões regressam ao Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, cerca de um mês e meio volvidos sobre a vitória diante do Belenenses, para receber o Lusitânia.

FICHA DE JOGO

Liga, fase regular, 19ª jornada
16 de Março de 2008
Pavilhão Municipal de V.N. Poiares
Árbitros: Fernando Rocha, Fernando Rezende e Rui Alexandre Ribeiro

F.C. PORTO FERPINTA 74: João Figueiredo (6), Paulo Cunha (4), Nuno Marçal (21), Frederick Gentry (13) e Julian Terrell (19); Jorge Sing (2), Toree Morris (3), Brandon Payton (-), Fábio Fernandes (6), Paulo Diamantino (-)
Treinador: Alberto Babo

CAB MADEIRA 56: José Costa (5), Mário Jorge (11), Nick Neumann (6), Rob Summers (15) e Monty Scott (4); João Manuel (7), Francisco Fernandes (4), Pedro Pinho (-), João Vieira (2), Pedro Freitas (2)
Treinador: João Freitas

Ao intervalo: 35-33
Por períodos: 22-19, 13-14, 24-9, 15-14
Resultado final: 74-56

Liga bwin: Leixões 1 FC PORTO 2


Dezasseis anos após a última visita a Matosinhos, o FC Porto pode queixar-se, contudo, da tremenda exibição do guarda-redes Beto que, com duas defesas fantásticas, permitiu que o conjunto local fosse para o intervalo com um “nulo”.
Depois disso, a equipa do interino António Pinto marcou, aos 52 minutos, por intermédio de Roberto e poderia mesmo ter aumentado por Jorge Gonçalves, mas a eficácia de Lisandro Lopez e Tarik, aos 77 e 85, acabou por ditar o desfecho final. A formação matosinhense (dois pontos nos últimos quatro jogos), que não perdia em casa desde a sétima jornada (1-0, com a Naval), foi incapaz de dar sequência aos empates com os “grandes”, mas mantém a 14ª posição e todas as possibilidade de permanecer na elite do futebol português. Os “azuis-e-brancos” ficam agora a aguardar pelo resultado de domingo do Benfica, na Madeira, podendo mesmo festejar daqui a 15 dias, na próxima ronda, o título anunciado, em Belém, caso os resultados dos adversários sejam favoráveis às suas intenções.
Sem Paulo Assunção e Bosingwa, o treinador do FC Porto chamou João Paulo para o meio-campo, juntamente com Raul Meireles e Lucho Gonzalez, colocando Fucile na direita da defesa, ao lado de Pedro Emanuel, Bruno Alves e Marek Cech. Helton apareceu naturalmente na baliza, ficando o ataque a cargo de Lisandro, Farias e Quaresma. Jesualdo Ferreira optou por deixar Tarik Sektioui no banco.
O Leixões, também em 4x3x3, embora de maior contenção, apareceu com Beto na baliza, uma defesa com Nuno Silva, Joel, Elvis e Nuno Amaro, um meio-campo composto por Bruno China, Filipe Oliveira e Castanheira, ficando Jorge Gonçalves e Hugo Morais no apoio ao avançado centro Roberto.
Sossegado na liderança, o FC Porto entrou na partida a apostar na pressão inerente à 14ª posição ocupada pelo Leixões e criou duas boas oportunidades nos primeiros instantes de jogo: aos seis minutos, Lisandro rematou ao lado e, aos 16, na sequência de uma excelente jogada, Quaresma desenhou nova “trivela” e obrigou Beto a uma defesa fantástica, com Farias na zona e pronto para a recarga. Timidamente, o Leixões respondeu com um remate de Filipe Oliveira por cima, aos 26 minutos, mas foi de novo a FC Porto a criar perigo intenso, quando Lisandro rematou na “cara do golo” e Beto demonstrou generosa eficácia, quase por instinto.
No segundo tempo, o Leixões entrou a pressionar de forma mais contundente e inaugurou mesmo o marcador, aos 52 minutos: depois de uma jogada de insistência, Hugo Morais cruzou da esquerda e Roberto desviou a bola de Helton, com um toque subtil à entrada da pequena área. Jesualdo Ferreira apostou então quase tudo na entrada de Tarik (saiu João Paulo, aos 55 minutos), mas o Leixões continuou mandão e podia mesmo ter aumentado, aos 59 minutos, com Jorge Gonçalves, isolado, a permitir a Helton uma saída eficaz, já fora da área. O técnico interino António Pinto reforçou o meio-campo com a chamada de Jorge Duarte, Jesualdo apostou em Adriano para o posto de Farias, e Lisandro, como já é habitual, deixou a marca argentina no FC Porto, ao apontar o golo do empate, aos 77 minutos. Aos 82 minutos, Lisandro cabeceou inexplicavelmente ao lado, após cruzamento de Fucile e, aos 85, Tarik, isolou-se, fez um “chapéu” a Beto e sentenciou o resultado final.


fonte: futebol 365


FICHA DE JOGO
Liga 2007/08, 23ª jornada

Estádio do Mar (Matosinhos), 15 de Março de 2008
Árbitro: Jorge Sousa (Porto)

Árbitros Assistentes:
António Vilaça e José Luís Melo

4º Árbitro:
Pedro Estela

LEIXÕES:
Beto; Nuno Silva, Joel, Elvis e Nuno Amaro; Bruno China «cap.», Castanheira e Filipe Oliveira; Roberto, Jorge Gonçalves e Hugo Morais

Substituições:
Hugo Morais por Jorge Duarte (63m), Nuno Silva por Pedro Cervantes (76m) Roberto por Diogo Valente (78m)

Não utilizados:
Jorge Baptista, Paulo Machado, Vieirinha e Jaime

Treinador:
António Pinto

F.C. PORTO: Helton; Fucile, Pedro Emanuel «cap.», Bruno Alves e Cech; João Paulo, Lucho González e Raul Meireles; Quaresma, Farías e Lisandro

Substituições:
João Paulo por Sektioui (55m), Farías por Adriano (68m) e Cech por Kazmierczak (76m)

Não utilizados:
Nuno, Stepanov, Lino e Castro

Treinador:
Jesualdo Ferreira

Ao intervalo: 0-0Marcadores: Roberto (52m), Lisandro (77m) e Sektioui (85m)Disciplina: cartão amarelo a Bruno China (27m), Fucile (83m) e Elvis (90m)


Paragem.... Quase definitiva...

Eis chegado um momento de se fazer uma grande reflexão sobre a utilidade deste Blog e se vale a pena continuar a investir tanto do meu tempo aqui. Depois de algumas incursões em alguns debates nos Fóruns fiquei com a nítida sensação de que este Blog não vai de encontro ao que muita gente procura e que é apenas mais um no Mundo dos Blogs e não vai de encontro a meu desejo de debate e de aprendizagem com os outros…
Neste momento coloco a mim mesmo algumas questões, tais como:

- A maldade de algumas pessoas ou desejo por esta mesma leva a que não valha a pena estar aqui a escrever dado que o seu cinismo consegue importunar até o mais inabalável dos Homens;

- A falta de interesse pelas matérias aqui Postadas leva-me a crer que não compensará o Tempo aqui desperdiçado;

- O falhanço de chamar para aqui reforços dado que a minha Vida profissional me está a apertar com o Tempo também contribui para este meu desânimo e período de reflexão;

- A constante rejeição por parte de Autores de outros Blogs para que eu pudesse participar nos seus locais de debate devido á minha “brandeza” nas palavras também me faz pensar se realmente vale a pena perder tempo neste Mundo.

. Pelo que vejo a temática deste Blog não agradará a quase ninguém dado que não se nota aqui a passagem de quase ninguém e os que deixam a sua marca são muito poucos.

Por estas razões e outras que não me apetece estar aqui a enunciar deixo este Blog em suspenso até mais ver. Um muito obrigado a todos os que por aqui passaram…

Desta vez não haverá saudações dado que o meu desânimo a isto me leva

sexta-feira, 14 de março de 2008

Estrelas do passado: Fernando Couto

Fernando Couto nasceu no dia 2 de Agosto de 1969 em Espinho. Ingressou no Futebol Clube do Porto ainda júnior.Fez a sua estreia na equipa principal do FCP na temporada 1987/88 quando o treinador era o jugoslavo Tomislav Ivic, e depois foi emprestado ao Famalicão da 3ª divisão em 1988/89, na temporada seguinte na Académica de Coimbra da 2ª divisão.No ano de 1989, foi Campeão do Mundo de sub-20 no mundial realizada na Arábia Saudita. Em 1990/91 regressou ao FCP já com a orientação de Artur Jorge, e nesse ano de estreia foi titular em 25 jogos e ajudou a conquistar a Taça de Portugal.. Foi também em 1990 que se estreou na selecção nacional no dia 19 de Dezembro na Maia, para um jogo amigável contra os Estados Unidos.Em 1991/92 e 1992/93, sagrou-se Campeão Nacional e começou a despertar a cobiça dos melhores clubes da Europa.Na temporada de 1993/94 venceu de novo a Taça de Portugal e no final da época deixou o Futebol Clube do Porto para ingressar no Parma de Itália onde na temporada seguinte venceu a Taça UEFA e ficou em 2º lugar no campeonato. O estatuto de titular indiscutível já não se manteve na época seguinte na equipa italiana, o que já não acontecia na Selecção de Portugal que nesse ano de 1996 disputou o Campeonato da Europa em Inglaterra, e as boas exibições do defesa central fizeram com que os espanhóis do Barcelona o fossem buscar a Itália.Esteve duas épocas em Espanha e em 1996/97 voltou a vencer uma prova europeia, desta vez a já extinta Taça dos Vencedores das Taças, e na temporada seguinte sagrou-se Campeão espanhol.Em 1998/99 voltou a Itália para defender a camisola da S.S.Lazio, e na temporada seguinte não só repetiu a vitória na Taça das Taças como foi Campeão.Em Abril de 2001 foi acusado de doping, mas nunca se provou que Fernando Couto estivesse dopado. A prová-lo estão uma série de análises com resultado negativo antes e depois do fatídico controle de 28 de Janeiro, entre as quais uma análise ao cabelo feita em Abril e que permite afirmar que o jogador não se dopou nos 6 meses anteriores à recolha. Mesmo assim, Fernando Couto foi punido com uma suspensão desportiva de 10 meses que posteriormente foi reduzida para 5 meses. Depois desse pesadelo voltou a jogar pela Lazio tendo sido capitão de equipa apesar de ser um jogador estrangeiro.Na Selecção Nacional também envergou a braçadeira de capitão até ao final do Euro 2004 realizado em Portugal. Actualmente o seleccionador já não o tem em conta, mas Fernando Couto pode já não ter a velocidade que tinha há alguns anos atrás, mas a garra é a mesma e a maturidade cresceu.Na temporada de 2005/06 regressou ao Parma onde ainda joga actualmente e sempre com o mesmo nível e classe com que nos habituou.

Palmarés:

1 Campeonato do Mundo de sub-20 (em Riade, na Arábia Saudita, em 1989)
3 Campeonatos Nacionais da Primeira Divisão (pelo FC Porto em 87/88, 91/92 e 92/93)
3 Taças de Portugal (pelo FC Porto em 87/88, 90/91 e 93/94)
2 Supertaças Cândido de Oliveira (pelo FC Porto em 90/91, 92/93 e 93/94)
1 Liga Espanhola (pelo FC Barcelona em 97/98)
2 Taças do Rei (pelo FC Barcelona em 96/97 e 97/98)
1 Supertaça de Espanha (pelo FC Barcelona em 96/97)
1 Scudetto (pela SS Lazio em 99/00)
2 Taças Itália (pela SS Lazio em 99/00 e 03/04)
1 Supertaça de Itália (pela SS Lazio em 99/00)
2 Taças das Taças (pelo FC Barcelona em 96/97 e pela SS Lazio em 98/99)
1 Taça Uefa (pelo Parma AC em 94/95)

Convocados para a "Guerra" de Matosinhos

As entradas de Castro e Stepanov são as novidades da lista de convocados – da qual saíram, em relação à partida contra a Académica, os castigados Mariano e Paulo Assunção – do F.C. Porto para o jogo frente ao Leixões, que se realiza já este sábado, às 21h15, no Estádio do Mar.

Jesualdo Ferreira divulgou os nomes dos eleitos para este encontro, referente à 23ª jornada do campeonato, no final do treino desta sexta-feira de manhã (cumprido no Olival), o último antes da visita à equipa de Matosinhos, em que Bosingwa voltou a fazer apenas tratamento e trabalho de ginásio.


A comitiva azul e branca, que inclui os convocados Adriano, Bruno Alves, Castro, Cech, Farías, Fucile, Helton, João Paulo, Kazmierczak, Lino, Lisandro, Lucho González, Nuno, Pedro Emanuel, Quaresma, Raul Meireles, Sektioui e Stepanov, concentra-se ainda hoje, ao final da tarde, no Estádio do Dragão, de onde parte para estágio.

Saudações Portistas!!!